A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, através da Vigilância Nutricional, realizou nesta quinta-feira (19), mais uma ação de acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família. Desta vez a mobilização foi nos condomínios do Simão, Campinhos e Jardim Valéria.

Além de orientações nutricionais e da verificação de peso e altura das crianças menores de sete anos, foi realizada a atualização do cartão de vacinação. As gestantes receberam repelentes e informações a fim de prevenir casos de Zika Vírus e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti.

De acordo com Jaqueline Kluge, coordenadora da Vigilância Nutricional, esse tipo de acompanhamento é imprescindível. “Conseguimos fazer ações educativas através do trabalho de prevenção e que acaba impactando, no futuro, em não estar com doenças relacionadas à falta de vacinação ou desnutrição e outros agravos”.

Além de facilitar o acesso às políticas públicas de saúde, outro ponto apontado pela coordenadora é o fato dos condomínios ficarem em áreas distantes de suas unidades de referência. “Isso pode gerar problemas de saúde, além do bloqueio do benefício, pois muitos não têm as condições financeiras necessárias para ir com todas as crianças”, comentou a coordenadora.

Para quem não conseguiu comparecer à ação, é importante buscar as unidades de saúde do Simão ou Jardim Valéria, que ficam mais próximas dos condomínios das duas áreas, ou suas unidades de referência para evitar o bloqueio do benefício.