Mais uma capacitação foi ofertada pela Secretaria de Administração aos servidores públicos municipais nesta quinta-feira (09). Dessa vez, o curso tratou Direito Previdenciário e foi destinado a coordenadores, gestores e técnicos-administrativos que atuam na área de Recursos Humanos. Cerca de 100 funcionários participaram da atividade, que foi realizada durante todo o dia no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor).

Ao longo da capacitação, técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trataram temas relativos à reabilitação profissional e a benefícios previdenciários, como critérios e procedimentos necessários para acessá-los. Além disso, também foi explicado o INSS Digital, que permite o cidadão realizar alguns atendimentos via plataforma digital.

Outro importante ponto foi a abordagem do E-Social, projeto que será implantado no próximo ano e vem para unificar o envio de informações pelo empregador a respeito dos trabalhadores que lhe prestam serviço remunerado. Dessa forma, em vez de a empresa se comunicar com os diversos órgãos envolvidos nesse processo, como INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Ministério do Trabalho, ela prestará as informações uma única vez, por meio do E-Social.

“Existe uma série de prazos, benefícios, direitos e obrigações, que precisam de ser praticados, regulamentados e observados. Eu vejo esse treinamento como um ganho muito grande para o nosso conhecimento, para que a gente possa estar, no que for possível, se adequando às normas do INSS e aperfeiçoando nosso processo”, afirma o secretário de Administração, Jonas Sala, sobre a importância da temática escolhida para o curso.

Esta é a quinta capacitação ofertada pela Secretaria a coordenadores e gestores municipais. Débora Taíta Moreira, gerente do Creas Central e Creas Centro Integrado, vem participando de todas. Para ela, esses momentos são de grande importância, ao considerar que uma gestão qualificada irá transmitir o conhecimento para suas equipes. “Eu considero muitíssimo positivas essas iniciativas, para que a gente se aproprie e, desse lugar, a gente sabiamente possa conduzir aquilo que nos chega às mãos”, avalia.

Política de capacitações – Os cursos de capacitação para os servidores municipais são uma política constante da Secretaria Municipal de Administração. Além da atividade ofertada nesta manhã, os gestores e coordenadores também já participaram de cursos sobre qualidade no atendimento, liderança e processos administrativos.

“São temas importantes para o dia a dia, não só do ponto de vista técnico, jurídico ou administrativo, mas também do ponto de vista comportamental, que é a gestão de pessoas. É trabalhar com lideranças e espírito de equipe, tentando motivar, para que o servidor tenha essa qualificação”, explica a gerente de Gestão de Pessoas, Gilza Marques.