Servidores do Hospital Esaú Matos participam de curso sobre o Método Canguru

Cerca de 50 servidores do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, participam nessa quinta, 16, e sexta-feira, 17, de um curso sobre o Método Canguru – um tipo de assistência neonatal que estimula o desenvolvimento e ajuda na recuperação de bebês com baixo peso e prematuros.

A metodologia é preconizada pelo Ministério da Saúde e foi implantada em 2008 no Esaú. Segundo Sabrina Aguiar, uma das organizadoras do curso, o Método Canguru tem efeitos psicológicos e biológicos. “Os estudos comprovam que o bebê que fica perto da mãe regula a temperatura, reforça o sistema imunológico e tem a proteção neurológica”, revela.

“Por isso, a ideia do curso é difundir a metodologia dentro do hospital, além disso, sensibilizar os nossos colegas sobre a importância de fazer com que ela aconteça, por isso o curso se destina a todos os funcionários”, completa a psicóloga do Esaú.

O enfermeiro do Esaú Matos, Jânio Júnior, já trabalhou no hospital e retornou há quatro meses por meio de seleção. Ele disse já estar familiarizado com o projeto e falou sobre a necessidade dos profissionais conhecerem essa metodologia: “É de suma importância que todos os profissionais, independente da categoria, tenham ciência da humanização do SUS e o curso vem num momento bem especial trazendo esse conhecimento para que todos os profissionais se envolvam neste processo onde o bebê desde o pré-natal (quando detectado o alto risco) é acompanhado de forma humanizada”.

Com carga horária de 16 horas, a capacitação é realizada em parceria com os estudantes do 9º semestre do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Na tarde dessa quinta-feira, 16, a coordenadora do estágio, Edi Manfroi, ministrou a palestra “Laços afetivos”. Outra edição acontece em um dos próximos meses para que os demais funcionários participem.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
15/12
Com apoio da Prefeitura, Conquista serve de locação para longa-metragem internacional
Gabinete Civil
15/12
Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Educação
15/12
Seminário apresenta trabalhos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino
Gabinete Civil
15/12
Prefeitura Móvel leva a Administração Municipal à região da Urbis VI