Serviços sociais conhecem um pouco mais sobre o Família Acolhedora

Diversos serviços ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e instituições que integram a Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente estiveram reunidos nessa semana, para conhecer um pouco mais do Programa Família Acolhedora, desenvolvido desde 2011 pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Por meio desse programa, famílias de Vitória da Conquista são cadastradas e capacitadas para receberem provisoriamente, em suas casas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, afastados de seus lares de origem por ordem judicial. O período que essa criança ficará com a família acolhedora será estipulado pelo juiz.

A expectativa é que, a partir de encontros como esse, parcerias sejam estabelecidas para a realização de ações integradas. Além disso, espera-se que mais famílias se cadastrem no programa para fortalecer as políticas de garantia de direitos do público infantojuvenil. “Desejo que possamos conquistar com mais eficácia e determinação essas políticas”, declarou  a secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas.

No momento, existem 26 cadastros. Algumas dessas famílias estiveram no evento contando um pouco de sua experiência. Uma delas foi uma das procuradoras do Município, Maria Aparecida Falcão. “Parabenizo a Administração Municipal que implantou esse serviço em Vitória da Conquista e a equipe do Família Acolhedora que está sempre disposta a nos atender quando precisamos”, ressaltou.

A educadora e assistente social, Maricélia Alves, trabalha na Vara da Infância e da Juventude e já acolheu crianças recém-nascidas na sua casa antes do serviço. Ela lembrou das dificuldades que havia e como isso mudou com a implantação de um serviço especializado. “Hoje, com esse acompanhamento que existe no programa e a integração de toda a rede do município, eu vejo que está bem mais fácil e tranquilo e espero logo voltar a fazer parte da Família Acolhedora”, disse.

Se interessou em ser Família Acolhedora? Então, confira aqui como se cadastrar ou entre em contato com o programa, por meio do telefone (77) 3425-5667 ou do e-mail familiaacolhedorapmvc@gmail.com.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
18/11
Prefeitura promove 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra mulher
Desenvolvimento Social
16/11
Bolsa Família Móvel chega a Cercadinho neste sábado, 18
Desenvolvimento Social
15/11
Educandos do Cras Jardim Valéria visitam Câmara de Vereadores
Desenvolvimento Social
14/11
Semdes intensifica inscrição dos beneficiários do BPC no CadÚnico