Seminário ressalta atenção do Governo Municipal com as políticas LGBT

semana-lgbt

Evento integra a Semana da Diversidade LGBT, que é realizada em Vitória da Conquista até o próximo dia 15

Desde o dia 1º deste mês, a Prefeitura de Vitória da Conquista realiza a Semana da Diversidade LGBT. “Estamos fazendo tudo isso graças a Administração Municipal que é sensível a causa”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas. Dando sequência às atividades, na noite desse sábado, 7, foi realizado o Seminário com o tema: “Por uma cidade de paz, do amor e das diversas identidades!”, lema também da Semana.

A procuradora-geral do Município, Luana Caetano, que no ato representou o prefeito Guilherme Menezes, declarou que aquele momento era emblemático: “Aqui está muito claro que o Governo Municipal respeita a todos. É um governo de sensibilidade ao implantar a Coordenação de Políticas LGBT e ao sancionar um decreto que dá o direito aos travestis e transexuais de usar o nome social nos órgãos municipais”.

Foi o que também afirmou o representante da Câmara Municipal, Florisvaldo Bittencourt: “Temos em Conquista o privilégio de ter um olhar à frente. O Governo Municipal tem um olhar universal e nós como Estado temos que ter este olhar”. Tal característica é fundamental para enfrentar os desafios enfrentados pela população LGBT, como enfatizou a presidente do Coletivo Finas, Raphaela Sousa: “são seis anos lutando na busca pelo não preconceito, não homofobia”.

Na ocasião, o historiador Afonso Silvestre apresentou o perfil da população LGBT de Vitória da Conquista, realizado em 2010 quando estava à frente do Núcleo de Direitos Humanos, Prevenção e Combate à Homofobia (Nude).  “O que nos chamou atenção neste levantamento é que o perfil econômico e social da população LGBT é o mesmo da população como um todo e notamos também o grande preconceito sentido pelas pessoas entrevistadas”.

O seminário aconteceu no auditório da Semtre e contou com a presença do coordenador de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT, Danillo Bittencourt, entre outros membros do Governo Municipal. Após o seminário, foi realizado, nas dependências da secretaria, o I Concurso da Rainha Trans da 6ª Parada do Orgulho de Ser LGBT, realizada na tarde deste domingo, 8.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
19/04
Prefeitura se reúne com entidades que atuam em políticas socioassistenciais
Desenvolvimento Social
17/04
Prefeitura oferece apoio às hortas comunitárias
Desenvolvimento Social
16/04
Programa Conquista Criança celebra a Páscoa
Desenvolvimento Social
13/04
Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente recebe visita da ONG internacional Childhood