Vários órgão de proteção à criança e ao adolescente estiveram envolvidos nas discussões

Foi realizado na manhã desta terça-feira (13), com o apoio da Prefeitura Municipal, o Seminário Estadual Criança Não é de Rua, do Projeto Axé*. O evento, que aconteceu no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, teve como foco disseminar as “Diretrizes Nacionais para o Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Rua”, aprovadas no âmbito dos conselhos nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e de Assistência Social (CNAS) e oficializadas pelo Governo Federal.

“As diretrizes resultam do trabalho coletivo, e de anos, de organizações da sociedade civil e do poder público de todas as regiões do Brasil. Nos últimos doze anos, o tema das crianças em situação de risco foi desaparecendo, como se o Brasil já tivesse resolvido essa questão. Então, foi vista a necessidade trabalhar o tema de forma mais intensa. Através desses seminários esperamos sensibilizar a comunidade para acabar com a violação de direitos das crianças e adolescentes”, explicou o coordenador do projeto, Marcos Cândido.

“O seminário é importante para passar para nós algumas especificidades no atendimento da criança e adolescente. Aqui, hoje, temos todos os órgãos envolvidos (como conselhos, saúde mental), passando como têm sido o atendimento às crianças e as carências. Estamos engajados e sem medir esforços para garantir que os direitos desse público não seja violado”, disse a coordenadora do centro da Criança e Adolescente, Camila Fischer.

*O Projeto, por meio do Centro de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente, é responsável pela articulação, além de Conquista, em Salvador e Feira de Santana, numa parceria com a campanha nacional que dá nome ao Seminário e com a Organização Não Governamental O Pequeno Nazareno (Fortaleza/CE).

Evento foi realizado em parceria com a Prefeitura