Durante a abertura da Semana de Meio Ambiente, o prefeito Herzem Gusmão falou sobre a importância de preservação do Rio Verruga

Na manhã desta segunda-feira (18), a Prefeitura de Vitória da Conquista realizou a abertura oficial da Semana Municipal de Meio Ambiente. O evento traz uma série de atividades em torno do tema “Cidade para Pessoas – Construindo uma Conquista Sustentável”. Durante a solenidade, foi feito o lançamento do Manual de Arborização Urbana e a assinado o Decreto de Tombamento de árvores imunes ao corte.

“Conquista tem pouco verde, é muito árida. E o pouco verde que tem vamos preservar”, afirmou o prefeito Herzem Gusmão. Nesse sentido, ele destaca a construção do Parque Municipal, que permitirá todo um trabalho de revitalização do Rio Verruga. “A ordem agora é preservar. Preservar nosso Rio Verruga para que ele possa servir de exemplo”, completou.

Durante a solenidade, também foi feito o lançamento do Manual de Arborização Urbana, do Orquidário Municipal e feita a assinatura do Decreto de Tombamento de árvores imunes ao corte

A secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira, justificou a escolha do tema: “Uma cidade para pessoas é uma cidade sustentável, feita diretamente para o cidadão. Uma cidade que convide as pessoas a vir, a andar com segurança, com saúde, com muito verde. E um dos objetivos do nosso Governo é que tenhamos em Vitória da Conquista uma cidade para pessoas.”

O evento conta também com a parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O professor Adalberto Brito representou o curso de Engenharia Florestal, ao falar sobre a importância da preservação do Rio Verruga. “A gente sempre fala que há tempo ainda de desenvolver algumas ações no sentido de revitalizá-lo, de tornar o rio mais vivo, para que ele possa seguir cumprindo as suas funções de antes, quando começou todo o processo de criação da cidade de Vitória da Conquista, levando água aos mais diversos bairros”, explicou.

O professor Adalberto Brito representou o curso de Engenharia Florestal da Uesb

Orquidário Municipal – A Semana de Meio Ambiente também marcou o lançamento do Orquidário Municipal de Vitória da Conquista. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com a Associação Orquidófilos Conquistenses Associados (Acor). O equipamento contará com cerca de 300 m² e irá funcionar no Horto Municipal. A expectativa é que o espaço reúna até 2 mil espécies de orquídeas.

O presidente da associação, Raimundo Reis, comemorou: “Vamos ser o primeiro Orquidário Municipal do Nordeste. Vai ser importante não só para a questão ambiental, mas para criar um fluxo de turismo, é uma coisa muito linda. Conquista é uma cidade de vanguarda, sempre acreditou no futuro, e com todo o apoio que estamos tendo agora do nosso prefeito Herzem, estamos assinando os documentos para começar logo agora a construir o nosso Orquidário Municipal.”

Plantio de árvores – Durante a solenidade de abertura do evento, estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de participar de um plantio de árvores no local, às margens do Rio Verruga. A estudante do 9º ano da Escola Mozart Tanajura, Maria Eloísa Santos, avaliou a atividade: “Eu acho que contribui com o nosso aprendizado porque vai abrir nossa cabeça, de que as árvores são importantes. Todo mundo quer plantar árvore.”

Caminhada Ecológica – No domingo (17), uma atividade do Módulo de Educação Ambiental alertou quanto a importância da preservação do Rio Verruga. A ação foi realizada na Praça da Juventude.

 

A estudante Maria Eloísa plantou uma árvore com o prefeito Herzem Gusmão