Semana de Luta Antimanicomial: Prefeitura realiza atividades na Praça 9 de Novembro

A chamada “Luta Antimanicomial” surgiu da insatisfação dos familiares, usuários e profissionais de saúde mental, com o tipo de tratamento existente naquela época para pessoas com sofrimento mental – concentrado apenas na medicação e no internamento hospitalar. Ela propôs um tratamento mais humanizado e que promovesse a inserção dos usuários na sociedade.

Para lembrar este momento da Reforma Psiquiátrica e divulgar as ações desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps II, Caps IA e Caps AD III) de Vitória da Conquista, a Prefeitura realizou nessa quarta-feira, 20, uma feira de saúde na Praça 9 de Novembro. Familiares, usuários e profissionais dos três serviços lembraram, de forma descontraída, a importância dos Caps na reabilitação das pessoas com sofrimento mental.

As pessoas que passavam pelo local puderam conferir de perto apresentações musicais e teatrais e a mostra fotográfica, os jogos e a exposição de materiais produzidos pelos usuários nas oficinas oferecidas pelos Caps. Além disso, foi realizada aferição de pressão arterial e glicemia, e uma caminhada encerrou as atividades da Semana de Luta Antimanicomial.

Os usuários e familiares comentaram a importância dessas atividades de mobilização e do serviço oferecido pelo Caps. Confira:

“Antes, eu ficava muito nervosa, agressiva; agora, não. No Caps, todos me tratam bem. Hoje estou curada por conta deles” – Fabiana Carla, 36 anos, usuária do Caps II.

“Estou há seis meses sem consumir bebida alcoólica, não bebo nem refrigerante. Meu próximo passo agora é deixar de fumar” – Antônio Matos, 60, usuário do Caps AD III.

“Posso dizer que depois do Caps IA e da Escola Municipal Helena Cristália, a vida de minha filha mudou muito. Hoje, ela interage, perdeu o medo e está mais carinhosa. Hoje, é um dia muito importante, pois sinto que a minha filha não sofre mais preconceito por ser especial” – Maria Freire Ramos, tem uma filha de 9 anos que faz acompanhamento no Caps IA.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
27/04
Governo Municipal estuda novos projetos na área de assistência social
Notícias
27/04
Trabalhadores da Saúde dos presídios recebem capacitação sobre Hanseníase e Tuberculose
Gabinete Civil
27/04
FNDE em Ação: em Vitória da Conquista, ministro da Educação anuncia R$ 110 milhões para prefeituras baianas
Notícias
27/04
Inauguração oficial da UNACON é adiada