Segunda edição do Dia de Campo é realizada com agricultores do povoado de Itaipu

A manhã desse domingo, 30, foi de aprendizagem para mais de 40 agricultores familiares do povoado de Itaipu, distrito de José Gonçalves. Tratou-se da segunda edição do Dia de Campo, uma iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri), voltada para a promoção de cursos acerca de práticas agrícolas em pequenas propriedades rurais.

Além dos técnicos da Semagri, o encontro, realizado na Fazenda Frutuosa, contou com a presença do secretário da pasta, Odir Freire, e do prefeito Guilherme Menezes. “Encontros como esse são de extrema importância. Conquista é um município com uma zona rural imensa, são mais de 300 povoados e, por isso, realizamos constantemente reuniões com moradores da zona rural. Esse encontro de hoje é ainda mais especial, pois estamos proporcionando mais conhecimento para os agricultores”, afirmou o prefeito.

Na oportunidade, o secretário municipal de Agricultura, Odir Freire, falou um pouco sobre a atividade. “Esse é um trabalho que a Secretaria de Agricultura vem desenvolvendo no interior do município. Já é o nosso segundo encontro com agricultores, o primeiro foi na região de Inhobim. É uma experiência ótima, uma vez que a agricultura é fundamental para o desenvolvimento de todos nós. Por isso, damos uma atenção especial aos agricultores do nosso município”, afirmou.

Mais conhecimento – Durante toda a manhã, os agricultores puderam participar de minicursos ministrados por engenheiros agrônomos da Semagri.  Os cursos abordaram diversas temáticas, como boas práticas agropecuárias e a qualidade do leite, fertilização do solo com Biogel, além de técnicas para a rápida produção e multiplicação das mudas de maracujá do mato, de maniva, umbu gigante e palma.

Os participantes avaliaram positivamente a iniciativa. Para o agricultor Antônio Sobrinho, os conhecimentos adquiridos vão melhorar a produção. “É muito importante porque o agricultor hoje em dia, depois do governo Lula, passou a ter acesso a mais financiamentos e essa orientação dos agrônomos da Prefeitura nos ajuda a melhorar a nossa produção”, disse.

A agricultora Zenilde Soares, destacou a importância da iniciativa. “Eu avalio positivamente. É muito importante para nós agricultores familiares essa iniciativa porque o Governo, além de incentivar, trouxe técnicos agrônomos e veterinários para nos ensinar a desenvolver a nossa plantação. Esse conjunto de coisas que estamos vivenciando aqui, nesse momento, é que vai fazer a gente multiplicar a nossa produção”, avaliou.

“Vou colocar em prática o mais rápido possível o que eu aprendi aqui hoje, especialmente o plantio de palma. Depois de tudo o que aprendemos aqui hoje, vimos que temos muito ainda o que fazer e aprender”, assegurou o agricultor Florisvaldo Teixeira.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
24/05
Nota de pesar pelo falecimento de Railda França Teixeira
Gabinete Civil
24/05
Em reunião histórica, prefeito participa de mesa de negociação e apresenta propostas aos sindicatos
Gabinete Civil
24/05
Governo Mais Perto de Você já liberou mais de 1000 alvarás em menos de 5 meses
Gabinete Civil
24/05
1º Cine Debate Cidadania LGBT exibe o filme “Queda Livre”