Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais uma equipe que vai compor um dos eixos do Programa de Educação pelo Trabalho e para a Saúde (PET-Saúde). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) Campus Anísio Teixeira, e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que viabiliza a atuação de estudantes de diversas áreas da saúde nos serviços municipais.

A diretora da Vigilância à Saúde, Ana Maria Ferraz, que é responsável pelo Eixo 5, explicou que a parceria entre as universidades e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, insere alunos em formação acadêmica nos campos de atuação profissional. “São alunos da UESB, da UFBA, estudantes de Medicina, Ciências Biológicas, Psicologia e Enfermagem. Nessa inserção, eles poderão visualizar como é trabalhar nesses diversos setores em prol de um mesmo objetivo, que é entender como funciona a prevenção, o controle e a promoção da saúde que”, explicou.

O estudante do 5° semestre de enfermagem da UFBA, Jeová Bispo, faz parte dos alunos que vão trabalhar o Eixo 5 – “Controle ambiental e prevenção de acidentes com animais peçonhentos”, e se diz empolgado. “Quero poder contribuir e aprender com o projeto, trabalhar pra que ele cumpra o propósito da extensão que é chegar à comunidade com benefícios”, afirma o estudante. “Neste eixo específico, que envolve a dengue, a zica, a chikungunya e a febre amarela, já estamos aprendendo bastante neste primeiro contato com essa equipe maravilhosa. Estamos vendo como funciona o sistema, como as coisas estão estruturadas, é muito empolgante”, completou.

O Eixo 5 terá como local de atuação a Unidade Básica de Saúde Hugo de Castro Lima, no bairro Guarani. Confira quais os temas e os locais dos demais eixos:

EIXO 1 – Doenças negligenciadas (sífilis, hanseníase e chagas) – Unidade de Saúde da Família Conveima;

EIXO 2 – Políticas públicas e cuidados das doenças crônicas (DCNT) – Unidade Básica de Saúde Admário Santos Silva;
EIXO 3 – Continuidade do cuidado: Dimensões, variáveis e intinerário terapêutico dos idosos pós alta hospitalar no contexto da atenção básica de saúde – Unidade de Saúde da Família Professor Nelson Barros;
EIXO 4 – Corpo sujeito: a arte na produção da saúde mental – Unidade de Saúde da Família Pedrinhas;
EIXO 6 – Educação interprofissional e práticas colaborativas na produção do cuidado integral na Atenção Primária à Saúde (APS) – Unidade de Saúde da Família Urbis V.