Secretaria Municipal de Saúde inicia Campanha de Vacinação Contra a Influenza

Começou nesta terça-feira, 18, em Vitória da Conquista, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. A vacina é uma das medidas mais eficazes na prevenção da gripe grave e suas complicações. A campanha deve ser realizada até 26 de maio, sendo que o “Dia D” acontece em 13 de maio. A vacinação tem como público-alvo os idosos a partir de 60 anos, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), puérperas (até 45 dias após o parto), gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas, trabalhadores da saúde, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A novidade este ano é que os professores de escolas públicas e privadas estão incluídos no público- alvo.

A vacina chegou na Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde desde a última quarta-feira, 12, mas somente na manhã de segunda-feira, 17, foi distribuída para as Unidades de Saúde. A medida foi tomada devido ao do longo feriado da Semana Santa, que dificultou o monitoramento da temperatura nas salas de vacina das Unidades. A decisão foi tomada para reduzir os riscos de perda das doses. Segundo a coordenadora municipal de imunização, Ana Maria Viana Ferraz, todas as doses da primeira remessa foram distribuídas já na segunda-feira. “Todos os postos estão abastecidos com as doses, inclusive na zona rural do município”, afirmou.

Vitória da Conquista não adotou o calendário nacional de vacinação, que especifica dias e semanas em que os grupos devem ser vacinados. “Nós determinamos que as vacinas sejam administradas à medida que os grupos prioritários procurarem os postos, garantido assim que todos sejam vacinados”, explica a coordenadora de imunização.

A distribuição da vacina está sendo feita pelo Estado de forma fracionada. Até o fim da campanha, o município receberá um número de doses suficiente para atender a demanda do grupo prioritário. Ainda não é possível contabilizar o número absoluto da população a ser vacinada, assim sendo,o município trabalha com os grupos conhecidos em acompanhamento pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USF (Unidades de Saúde da Família). O objetivo é contemplar o máximo de pessoas do grupo-alvo do município. Ana Maria explica que, “desta forma, pretende-se, não apenas alcançar a meta de 90% de cada grupo, como também reduzir ao máximo o número de hospitalizações por complicações e formas graves da doença, principalmente as pneumonias”.

Sobre a gripe – A influenza é uma infecção viral aguda, de elevada transmissibilidade, que afeta o sistema respiratório. A transmissão se dá através de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos levadas à boca, olhos ou nariz após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a influenza atinge de 5 a 10% dos adultos e de 20 a 30% das crianças em todo o mundo, com 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes por ano.

Como se proteger – Medidas simples podem ajudar na prevenção contra a gripe. A principal delas é lavar as mãos sempre que possível com água e sabão ou utilizando álcool. Outras medidas que podem ajudar são: manter os ambientes sempre arejados, não espirrar nas mãos, jogar no lixo lenços descartáveis usados na boca e no nariz ao tossir ou espirrar e evitar viajar para lugares onde haja muita ocorrência da doença.

No caso de sintomas característicos da gripe, o mais indicado é procurar logo o médico na unidade de saúde mais próxima.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
08/12
Defesa Civil reúne órgãos públicos para discutir a segurança de eventos na cidade
Gabinete Civil
08/12
Prefeitura revitaliza área do Cristo de Mário Cravo e traz de volta a iluminação natalina
Gabinete Civil
08/12
Audiência Pública celebra os 103 anos da Santa Casa de Misericórdia
Educação
07/12
Eleição para diretores e vices movimentam creches e escolas da Rede Municipal