O secretário de Saúde, Alexsandro Costa, o assessor especial da Prefeitura e diretor administrativo da Secretaria de Saúde, Lucas Batista, e o diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, o médico Geovane Moreno, estiveram reunidos na última terça-feira (24) com a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19, da Câmara de Vereadores, para discutir as medidas de prevenção que vem sendo tomadas para conter o avanço do Covid-19 em Vitória da Conquista.

Na reunião, os membros da comissão – formada pelo presidente da Câmara, Luciano Gomes, os vereadores Fernando Jacaré, Cícero Custódio, Rodrigo Moreira e Nildma Ribeiro – fizeram questionamentos sobre o atual cenário epidemiológico na cidade e as ações de enfrentamento que vem sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde do município.

Um dos assuntos debatidos foi a falta dos kits para realização de exames de diagnóstico do Covid-19, sob responsabilidade do Governo do Estado, e sobre os critérios instituídos pelo Ministério da Saúde que orienta a realização de testes apenas para os casos que apresentarem o quadro de saúde grave.

O secretário de saúde pontuou que não há nenhum interesse em omitir informações da população, pois tudo tem sido tratado com total transparência nos canais oficiais da prefeitura e, até o momento, não há nenhum caso confirmado de Covid-19 no município, apenas casos notificados que estão em investigação e monitoramento.

Na oportunidade, “a Secretaria Municipal de Saúde informou que se reuniu com alguns hospitais privados, para fechar contratos para o enfrentamento do Covid-19 no município, para que estejam à disposição da população. Além disso, está em estudo a questão da contratação de leitos de UTI para estarem também à disposição da população”, afirmou Lucas Batista, diretor administrativo da Secretaria de Saúde.

Tanto o secretário de saúde, quanto o diretor do HGVC colocaram-se à disposição da Câmara de Vereadores para qualquer esclarecimento, orientando que a principal medida de prevenção, neste momento, seja o total isolamento social para colaborar com a atuação dos profissionais de saúde do município.