Cerca de 25 servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão participando de uma capacitação sobre vacinação. A atividade começou nesta sexta-feira (15), e terá outro momento no dia 25 de março. O objetivo da ação é atualizar os profissionais da Rede de Saúde sobre práticas de vacina, tanto no campo teórico, quanto no atendimento do usuário. A atividade também conta com a participação de professores universitários.

A coordenadora de Imunização, Elba Crísnia Sampaio, conduz a capacitação.

Dentre os pontos abordados pelo curso, estão o calendário de vacinação da criança, do adulto e do idoso; e maneiras corretas de conservação do produto, por exemplo. “É uma gama de assuntos relacionadas à vacinação e que os profissionais têm que estar atualizados para estabelecer uma conduta correta”, explica Elba Crisna Sampaio, coordenadora municipal de Imunização, que está ministrando a atividade.

De acordo com ela, a Prefeitura está atenta às necessidades dos servidores, promovendo constantemente ações de qualificação profissional que tenham como maior resultado a oferta de um serviço público cada vez melhor. “Essa demanda é constante, é uma preocupação também nossa da gestão de buscar o profissional que tenha dúvidas e inseguranças em relação ao trabalho, para que ele se qualifique melhor e preste também uma assistência mais qualificada”, afirma a coordenadora.

Para a técnica de Efermagem Jeanne Paula, atualizar os conhecimentos nunca é demais.

Jeanne Paula da Hora é técnica de Enfermagem da Rede Municipal de Saúde e está participando da atividade. Para ela, é muito importante ter acesso a ações de capacitação profissional. “Aprendizado nunca é suficiente, sempre é bom. E a gente sabe o quanto muda toda a situação de vacina, é um calendário que sempre está sendo atualizado, e é importante que a gente fique ciente das atualizações. Através desse curso, melhor ainda”, avalia.