A Secretaria Municipal de Saúde vem preparando e capacitando todas as suas equipes da rede de atenção à saúde do município para o protocolo de manejo do Novo Coronavírus (COVID-19). A rede hospitalar e o Samu 192 já estão totalmente articulados. Agora, é a vez de sensibilizar todos os profissionais que atuam nas unidades de saúde da Atenção Básica da zona urbana e rural.

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e gerentes das unidades de saúde participam de capacitações que estão sendo realizadas no Polo de Educação Permanente (Cemae), divididos por turnos, desde a última sexta (13) até a próxima terça (17).

Em meio às constantes mudanças no cenário nacional de transmissão do Covid-19, a Secretaria de Saúde tem se empenhado para preparar os seus profissionais a fim de difundirem as informações corretas sobre a doença, bem como estarem aptos para identificar qualquer suspeita.

“Nós estamos buscando multiplicadores para estarem preparados para quaisquer casos notificados e ajudar no diálogo com a população. A cada dia, percebemos que as coisas estão mudando e, por isso, as pessoas estão entrando em desespero com a grande quantidade de informações. Hoje, Conquista é referência para a região e, por isso, precisamos nos antecipar para o manejo dos casos que possam vir a surgir. É o momento de trabalhar e nos fortalecer 100% nesse assunto”, destaca Ramona Cerqueira, Sub-secretária de Saúde.

Além da Atenção Básica, os profissionais que atuam nos serviços de Atenção Especializada do município também serão capacitados para o protocolo de manejo do Coronavírus nos próximos dias.