Na manhã desta quinta-feira, 20, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou um processo de transplantação de uma palmeira real na Avenida Bartolomeu de Gusmão. O deslocamento da palmeira foi motivado pela possibilidade de dano à árvore histórica, devido às obras de construção da nova ponte, no Rio Verruga.

A palmeira será replantada no Horto Florestal Vilma Dias. De acordo com a coordenadora de Paisagismo, Luzia Vieira, que acompanha a ação com o agrônomo Teobaldo Freitas, após identificar a necessidade de retirar a palmeira do local, verificou-se que sua raiz estava perfeitamente sadia, o que possibilitou o replantio e a preservação da mesma.

“Essa palmeira foi produzida no horto florestal, com a matriz das palmeiras reais da Praça Tancredo Neves. É uma árvore com aproximadamente dezesseis anos”, comenta Luzia Vieira. O procedimento foi realizado com todo cuidado para garantir a preservação da planta. O trânsito no local foi interrompido às 10h30, para evitar acidentes, mas já está regularizado.

Horto Florestal Vilma Dias – A Prefeitura de Vitória da Conquista busca incentivar um contato maior entre a população e a flora local, por meio do Horto Florestal Vilma Dias, onde são distribuídas gratuitamente para a população mudas de árvores nativas e frutíferas. Em média, 250 mil mudas são produzidas anualmente. Além disso, o horto também é responsável pela execução de projetos e manutenção de todas as praças, avenidas e canteiros da cidade e atendimento às demandas solicitadas para recuperação e implantação de jardins em órgãos públicos.