Palestra com professor Edivan foi voltada para gestores e coordenadores escolares

Foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), na última quinta-feira (6), no auditório do Cemae, uma palestra para gestores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino. Com o tema “A experiência educacional exitosa da Rede Municipal de Educação de Sobral (Ceará)”, a palestra foi proferida pelo professor e escritor Edivan Ferreira dos Santos.

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona (Portugal), Edivan, pesquisou as estratégias adotadas por Sobral, que tornaram o município referência nacional em educação. Além da dissertação de mestrado, os resultados de sua pesquisa também serão divulgados através de um livro.

“Vitória da Conquista é o primeiro município em que eu apresento o trabalho antes do lançamento do livro. Quero mostrar que a experiência exitosa de Sobral pode ser replicada em qualquer município do Brasil”, contou o professor. Conquista foi a única cidade baiana, em 2018, a ser escolhida para receber o programa Educar pra Valer, da Fundação Lemann e que tem como referência as boas práticas de gestão pública da educação realizadas pela Prefeitura de Sobral-CE.

Para o professor, é motivo de satisfação ver o compromisso da atual gestão de Conquista com a Educação. “Essa é uma iniciativa que todo prefeito deveria ter com relação à educação. A decisão política de priorizar e focar na educação pública é a mais importante de todas. É entender que todo aluno – independente de cor, classe social – é capaz de aprender e a escola tem papel fundamental nesse processo”, enfatizou.

Para o professor Edivan, é motivo de satisfação ver o engajamento da Prefeitura de Conquista

O convite para Edivan proferir a palestra partiu do prefeito Herzem Gusmão, que esteve presente no evento e conhece o professor desde o período em que exerceu mandato parlamentar. “Na época, conheci o livro dele ‘Um problema de gestão, uma solução de gestão’ e fiquei impressionado com a preocupação nobre dele em relação ao desempenho pífio do Estado da Bahia no Ensino Fundamental e Médio”, contou o prefeito.

E, nesta quinta, o professor veio somar ao compartilhar os seus conhecimentos científicos acerca das mudanças realizadas na Educação em Sobral. “Não mudaremos uma vírgula da recomendação de Sobral. Estamos vivendo um novo momento já com resultados para serem comemorados”, assegurou o prefeito Herzem, lembrando que uma criança que não aprende na idade certa, “queima” uma etapa em que não é possível recuperar.

Para o secretário municipal de Educação, Esmeraldino Correia, não haveria momento mais oportuno do que este para receber o professor Edivan, uma vez que a Rede se prepara para o início de um novo ano letivo. “Foi um encontro fundamental e necessário. Estamos empenhados em continuarmos proporcionando as condições necessárias para que mais resultados positivos sejam conquistados nesta missão tão nobre de educar os nossos alunos”, enfatizou o gestor.

Prefeito e secretário acompanharam a palestra

Vice-diretora das escolas nucleadas da zona rural, Maria das Graças Brito, agradeceu à Smed pela realização da palestra. “Ficamos felizes e gratos por essa gestão ter essa preocupação em nos capacitar, nos melhorar como profissionais da Educação. Estar nesta palestra foi um prêmio. O Professor Edivan trouxe informações novas e nos alertou o quanto precisamos melhorar para dar conta da nossa educação, tendo sempre nosso aluno em foco”, avaliou.

A atividade contou ainda com a participação da secretária adjunta de Educação, Arlete Dória e a coordenadora pedagógica, Tânia Novais, além de gestores da Secretaria Municipal de Educação.