Secretaria de Desenvolvimento social se reúne com Conselho Tutelar Rural

No início desta semana, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, juntamente com o diretor de Assistência Social Michael Farias recebeu, no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, as conselheiras do Conselho Tutelar da Zona Rural para uma reunião que teve por objetivo a apresentação do relatório das atividades do ano de 2016, além da aproximação maior entre conselho e Secretaria.

Com mais de 64 mil moradores, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral, a zona rural de Vitória da Conquista conta com 11 distritos rurais, onde estão distribuídos 300 povoados, sendo 17 assentamentos, 22 comunidades quilombolas e 01 acampamento. Este território conta, desde 2012, com a atuação do Conselho Tutelar Rural, que tem como principal função a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Para Irma Lemos, o trabalho do conselho é de extrema relevância para proteção de crianças e adolescentes da área rural. “Nós sabemos o quanto é importante este serviço para esta população e especialmente para mim que fui criada na zona rural, sei o quanto nossa comunidade é carente e necessita de atenção especial do poder público. O que depender de nossa Secretaria e do Governo Municipal nós estaremos nos esforçando para contribuir com as ações do Conselho”, ressaltou Irma.

O Conselho funciona 24h, em regime de plantão, e atua por demandas que chegam principalmente pelo Disque 100 e pelo telefone (77) 3420 8955. “Diariamente nossa equipe faz visitas à zona rural para averiguar as denúncias que também nos chegam de outros agentes públicos, como Ministério Público e Secretaria de Educação”, informou Joicione Fonseca.

Segundo informações do relatório apresentado, em 2016, o serviço atendeu a 511 denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes na zona rural, a maioria referente a alcoolismo, abuso sexual e falta de certidão de nascimento.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
19/04
Prefeitura se reúne com entidades que atuam em políticas socioassistenciais
Desenvolvimento Social
17/04
Prefeitura oferece apoio às hortas comunitárias
Desenvolvimento Social
16/04
Programa Conquista Criança celebra a Páscoa
Desenvolvimento Social
13/04
Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente recebe visita da ONG internacional Childhood