Conquista conta com três Conselhos Tutelares: Leste, Oeste e Rural; que seguem atuantes durante a pandemia

Na última quinta-feira (30 de abril), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social recebeu os conselheiros tutelares dos conselhos Leste, Oeste e Rural para uma reunião de avaliação do atendimento durante a pandemia da Covid-19.

Considerada como atividade essencial, os conselhos não tiveram suas atividades suspensas durante a pandemia e continuam atendendo a população todos os dias, em regime de plantão 24h. “Nós do Conselho Leste percebemos que durante esse período, diminuiu o atendimento presencial em nossa sede, mas aumentou os atendimentos de urgência”, comentou o conselheiro Wallas Pinto dos Santos .

Segundo os conselheiros, o aumento das demandas de urgência se deve ao fato do isolamento social. “Nós sabemos que o isolamento aumenta os conflitos familiares nos lares de nossa cidade e que nós, enquanto conselheiros, temos o dever de agir rapidamente para proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência”, ressaltou Wallas.

O Conselho Rural informou que a maior demanda da sua área tem sido as crianças e adolescentes em trânsito, ou seja, em viagem. Já o Conselho Oeste, observou que a maior demanda tem sido as questões que envolvem a educação, pois as famílias estão questionando o retorno das aulas e tirando dúvidas quanto às aulas por aplicativo.

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, lembrou a todos a importância da Assistência Social durante a pandemia, a necessidade de reorganização dos serviços já existentes e da implantação de novos serviços como o Abrigo Provisório, para pessoas em situação de rua. “Nosso objetivo, enquanto gestão municipal, é que todos tenham acesso à proteção social. Por isso ampliamos nossa oferta e estamos realizando mutirões na zona rural. Também estamos garantindo a segurança de nossas equipes com o fornecimento de máscaras, álcool em gel e demais produtos de limpeza, para mantermos nossas unidades livres do coronavírus”, destacou Michael.

Atualmente, Vitória da Conquista conta com três Conselhos Tutelares (Leste, Oeste e Rural) que são responsáveis de zelar por crianças e adolescentes, para que tenham acesso efetivo aos seus direitos e fiscalizar se a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando, com absoluta prioridade, a efetivação de seus direitos, para que cumpram com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com a Constituição Federal.

Para entrar em contato com o Conselho Tutelar, ligue:

  • Disque 100
  • Tutelar Leste (77) 3420-8956
  • Tutelar Oeste 77)3424-4735
  • Tutelar Zona Rural(77) 3420-8955