Secretaria de Cultura discute projetos com artistas locais

A fim de construir uma parceria para traçar os novos rumos do cenário cultural conquistense, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu um encontro com profissionais da área na noite desta quarta-feira, 22, na Casa Memorial Régis Pacheco. Artistas ligados à música, cinema, teatro, música, produção cultural, dentre outros ramos, puderam trazer suas demandas e sugerir projetos para a nova gestão do Governo Municipal.

Durante a reunião, a secretária municipal de Cultura, Tina Rocha, apresentou um panorama da situação atual do setor e dos espaços públicos culturais. Dessa forma, foi possível discutir estratégias de revitalização desses locais, bem como a possibilidade da residência artística. Além disso, foi levantada a necessidade de se trabalhar a arte cada vez mais integrada com a educação, levando à formação de público.

Na ocasião, foi lançado ainda o projeto do Censo Cultural, que consiste em um registro de todas as pessoas que são envolvidas com arte na cidade. A ideia é identificar quem atua nesse cenário, de forma profissional ou amadora, e criar uma rede de relacionamentos.

A secretária Tina Rocha ficou satisfeita com o resultado da conversa. Para ela, as propostas apresentadas pelos artistas estão em sintonia com o que o que vem sendo idealizado pelo Governo Municipal. “O que será feito, será com todos nós juntos. A Secretaria de Cultura está de mãos dadas com a classe artística, não tenha dúvida. E eles são com muita boa vontade”, afirmou.

Para os participantes, o balanço do encontro também foi positivo. “Vitória da Conquista é extremamente pulsante e carente de fomento à cultura. Não basta apenas realizar eventos, mas é preciso fomentar a cultura na cidade. Todos que estiveram aqui puderam contribuir com ideias e projetos, foi um diálogo incrível”, destacou a produtora cultural Leu Couto. Para ela, a expectativa é de que “a cidade comece a ser gerida por mais pessoas para além da sala da Secretaria de Cultura”, envolvendo nesse processo os artistas e a comunidade.

Notícias Relacionadas

Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
19/10
Vitória da Conquista sedia I Encontro da Rede de Leitura Inclusiva
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
18/10
Campeonato Baiano de Triathlon acontece neste domingo, 22, e altera trânsito
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
10/10
Biblioteca José de Sá Nunes promove atividades especiais para o Dia das Crianças
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
03/10
Programação cultural movimenta fim de semana conquistense