Equipe do Centro de Pneumologia alerta agentes sobre a tuberculose

O próximo sábado (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, numa referência à data em que o médico alemão Robert Koch anunciou a descoberta do bacilo causador da doença em 1882. Por isso, o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, em parceria com a Diretoria de Vigilância à Saúde, promove uma série de atividades sobre a tuberculose.

Até esta sexta-feira (16), acontece, no auditório da Clínica Municipal de Reabilitação, uma capacitação para os agentes comunitários de saúde. O objetivo é aprimorar os conhecimentos destas equipes sobre a doença e, desta forma, contribuir para quebrar a chamada cadeia epidemiológica da doença.

“O conhecimento que é passado aos agentes é de extrema importância na luta contra a tuberculose. A capacitação permite que os agentes consigam agir de forma mais eficaz, detectando os casos e acolhendo o indivíduo adequadamente”, afirmou a enfermeira Simone Galvão, uma das profissionais que ministraram a capacitação.

Opinião compartilhada pela diretora da Vigilância à Saúde, Ramona Cerqueira. Segundo ela, este conhecimento é importante na hora da prática. “Tenho certeza de que, quando os agentes se depararem com um caso de tuberculose, vão perceber que podem fazer um pouco mais com o conhecimento que o curso vai despertar sobre a doença”.

Agentes acompanham atentos as explicações

Além da capacitação, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde já programou outras atividades sobre o tema. Confira:

  • 20/03 – Reunião com os Núcleos de Vigilância Epidemiológica e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar dos hospitais do município;
  • 24/03 – Atividade educativa na Feira do Ceasa;
  • 25/03 – Atividade educativa na Feira do Bairro Brasil;
  • 27/03 e 3/04 – Capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde – Zona Urbana;
  • 5/04 – Capacitação dos profissionais da Rede Municipal de Saúde – Zona Rural.