Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas mais comuns da COVID-19 são tosse seca, febre e cansaço – sintomas comuns da gripe. Alguns pacientes podem apresentar também dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Uma parcela importante de pessoas que são infectadas não apresenta sintomas e não se sente mal e a maioria das que apresentam sintomas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial.

Uma em cada seis pessoas que é infectada pela COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves.

Caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias.

Caso perceba o agravamento dos sintomas, entre em contato com a Vigilância Epidemiológica e procure uma unidade de saúde do seu bairro. O serviço hospitalar deve ser procurado quando, além dos sintomas gripais, o paciente apresentar febre e falta de ar.

O diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos e caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exames laboratoriais.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que, neste momento, a população siga as orientações de distanciamento físico e isolamento social, mantendo os cuidados de higiene, evitando aglomerações e, caso apresente sintomas da doença, entre em contato imediatamente com uma Unidade de Saúde ou com o Call Center.

Call Center – A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um Call Center para tirar dúvidas da população sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem os sintomas da doença. Além disso, para crianças com menos de 2 anos de idade, considera-se também como casos de Síndrome Gripal: febre de início súbito e sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal), caso também não tenha outro diagnóstico específico.

Contatos:

  • Telefones fixos: (77) 3429-7451/3429-7434/3429-7436
  • Celulares: (77) 98834-9988/98834-9900/98834-9977/98834-9911