Reunião técnica discute segurança pública no sudoeste

reuniao-seguranca

Ascom Governo da Bahia – Jorge Cordeiro

Objetivo foi analisar dados estatísticos sobre o tema na região

A reunião técnica promovida na tarde desta quinta-feira, 25, no 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, teve o objetivo de analisar os dados referentes à situação da segurança pública na região sudoeste. Participaram integrantes das polícias Militar, Civil e Técnica e do Corpo de Bombeiros, além do Ministério Público e da Justiça estaduais, todos sob a coordenação do secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Os representantes dos municípios relataram, cada um, suas realidades particulares no que diz respeito à segurança pública. “Desde que criamos o Pacto pela Vida, há quatro anos, dividimos o estado em quatro regiões. Esta visita é para fazermos uma análise técnica da região sudoeste”, disse Barbosa.

“Dentro das discussões da região, damos uma ênfase maior às demandas de Vitória da Conquista. Sabemos que este mês de janeiro foi atípico, mas é bom que se diga que Vitória da Conquista foi um dos municípios que mais reduziu a criminalidade no ano de 2015”, complementou o secretário.

A situação do município também foi analisada pelo delegado geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho. “As nossas investigações estão em andamento. O que eu posso dizer à sociedade, aqui em Vitória da Conquista, é que os nossos profissionais aqui são excelentes e dedicados, sabem fazer o seu dever de investigar”, afirmou.

Já o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, comentou ações que têm sido desenvolvidas nos últimos anos, como o aumento do efetivo policial nas ruas e as mudanças na forma de atuação da PM, além de revelar novidades. “Iremos otimizar o policiamento não só nos bairros, mas também no centro da cidade, com a colocação de bases móveis. Vamos dar toda uma atenção especial, inclusive mostrando uma nova forma de fazer polícia, que é de aproximação com a comunidade, com blitz, abordagens, e, acima de tudo, com programas efetivos que façam com que a sociedade sinta segurança e respeito ao se deparar com um policial na rua”, relatou Brandão.

A avaliação do encontro para o prefeito Guilherme Menezes foi bastante positiva. “Esta foi uma reunião muito importante, pois foram discutidos aspectos da segurança pública aqui na região de Vitória da Conquista, principalmente, no qual as autoridades locais foram ouvidas quanto às demandas e ações, inclusive, inovadoras para a região”, enfatizou.

A reunião serviu ainda, como contou o prefeito para reforçar o pedido de criação da delegacia especializada de repressão aos crimes cometidos por crianças e adolescentes, que se somará a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case), cuja autorização para o início da licitação das obras já foi autorizada pelo governador Rui Costa. “Foi um momento importante para mostrar a importância desse novo equipamento”, disse.

SC2_5059

Notícias Relacionadas

Educação
29/04
FNDE em Ação: participantes avaliam positivamente os dois dias do evento
Mobilidade Urbana
28/04
Zona Azul lança aplicativo ‘Estacionamento Digital’
Gabinete Civil
28/04
Nota de pesar pelo falecimento de Jailson Nunes
Notícias
28/04
Secretaria de Serviços Públicos realiza mutirão de ações em espaços públicos da cidade