Reunião discute sobre fiscalização do comércio de fogos de artifício

Além de exigir o cumprimento das regras pelos comerciantes, operação envolve o combate ao comércio clandestino e ao uso de madeira nativa na fabricação de fogueiras

Com a aproximação dos festejos juninos, a Prefeitura de Vitória da Conquista inicia, juntamente com outros órgãos, o trabalho de fiscalização do comércio de fogos de artifício na cidade. Algumas das ações que envolvem as estratégias de normatização dessa atividade foram discutidas na reunião realizada na tarde dessa segunda-feira, 15, na sede do 7º Grupamento de Bombeiros Militares (7º GBM).

O encontro reuniu representantes dos órgãos fiscalizatórios, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), além da Coordenação Municipal de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Gerência de Posturas, setor vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

“Neste período, sabemos que muitos fogos de artifício são utilizados e comercializados pela população, e isso tem que ter uma segurança para a nossa sociedade”, disse o tenente Natanael Carvalho, do Corpo de Bombeiros.

A logística da fiscalização inclui também vistorias no local destinado aos comerciantes que vão trabalhar com a venda de fogos de artifício durante o São João. As barracas já estão em fase de montagem. Trata-se de um terreno amplo e aberto, localizado na avenida Olívia Flores (próximo ao Cemae).

“É uma área que tem as condições mais adequadas e seguras para que os comerciantes, legalmente constituídos, possam vender seus fogos”, explicou o chefe do Gabinete da Prefeitura, Márcio Higino Melo.

Simultaneamente à fiscalização do cumprimento das regras pelos comerciantes, a operação envolve o combate ao comércio clandestino de fogos de artifício e à utilização de madeira nativa na fabricação de fogueiras. “A partir de hoje, intensificaremos a fiscalização, para que o São João transcorra na maior tranquilidade possível”, observou o coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Fróes.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
24/05
Nota de pesar pelo falecimento de Railda França Teixeira
Gabinete Civil
24/05
Em reunião histórica, prefeito participa de mesa de negociação e apresenta propostas aos sindicatos
Gabinete Civil
24/05
Governo Mais Perto de Você já liberou mais de 1000 alvarás em menos de 5 meses
Gabinete Civil
24/05
1º Cine Debate Cidadania LGBT exibe o filme “Queda Livre”