Representantes de escolas municipais participam de encontro do projeto Maleta Futura

Iniciativa é realizada por meio de parceria entre o Canal Futura e a Prefeitura de Vitória da Conquista

O projeto Maleta Futura, promovido por meio de parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Canal Futura, foi o tema de uma reunião na tarde da última quarta-feira, 29, na Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), entre representantes de escolas municipais e de outras três entidades: União de Mulheres, Sebrae e Integração de Estágios.

O projeto, que está em desenvolvimento em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino que aderiram ao Maleta Futura, consiste para as escolas uma maleta de verdade, que contém uma série de materiais educativos que tratam de estabelecer conexões entre a educação e temas como pobreza e desigualdade.

Há desde uma parte do acervo audiovisual produzido pelo Canal Futura até textos teóricos e cadernos com orientações pedagógicas sobre como utilizar esse material nas escolas. “A ideia é que as escolas desenvolvam ações a partir do material contido na maleta”, explicou o coordenador pedagógico Alexandre Botelho, articulador do Maleta Futura na Secretaria Municipal de Educação.

Desde que a parceria foi firmada, já houve uma atividade relacionada ao projeto em fevereiro, durante a Jornada Pedagógica da Rede Municipal. Naquela ocasião, houve uma palestra com o professor André Lázaro, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, que é um dos consultores do Maleta Futura.

O encontro do dia 29 foi o segundo momento, no qual foram propostas atividades que as escolas possam desenvolver a partir do material pedagógico oferecido pelo projeto. Outros dois encontros devem ocorrer no segundo semestre deste ano. Para 2016, estão previstos alguns encontros e seminários. Ao fim de dois anos, período de vigência do Maleta Futura, esse conteúdo permanecerá com as escolas. “O que o Canal Futura espera com esse projeto é poder qualificar a sua produção audiovisual a partir das experiências e visões que os educadores de Vitória da Conquista possam ter a partir do tema da educação e das desigualdades”, afirmou Roberto Souza, analista de projetos do Canal Futura.

Notícias Relacionadas

Educação
23/05
Prefeitura reativa Central de Interpretação de Libras
Educação
22/05
Estudantes de escolas municipais são finalistas do Projeto Lápis na Mão
Educação
20/05
Governo Municipal participa do lançamento do projeto “Revelando Talentos”
Educação
18/05
Acordo entre Prefeitura e TRE-BA prevê realização do projeto ‘Eleitor do Futuro’