Representantes da Secretaria de Saúde visitam UNACON do Hospital Samur

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fizeram uma visita à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia – UNACON, do Hospital Samur. A Secretaria está seguindo todos os trâmites para a assinatura do Contrato com o Hospital, parceria que vai garantir a ampliação da assistência e tratamento dos pacientes com câncer de Vitória da Conquista e de toda região pelo Sistema Único de Saúde,  SUS. A Unidade foi credenciada pelo Ministério da Saúde no fim do ano passado e este ano entrará em plena operação, oferecendo também cirurgias oncológicas e leitos de UTI.

Durante a visita, a comissão conheceu o serviço oferecido pelo Hospital e os modernos equipamentos e tecnologias utilizados.  Entre as novidades do sistema, está a Radioterapia em 3D, que auxilia no tratamento, possibilitando a visualização tridimensional do tumor a ser atingido. Outra característica do serviço é o tratamento humanizado dos pacientes. O médico oncologista da Unidade, dr. Adriano Teixeira, afirma que “desde o momento em que o paciente chega, já na sala de espera, ele tem um tratamento diferenciado, priorizando o seu bem estar, sua privacidade”. Ele completa: “Priorizamos as urgências, pois não é justo que o paciente espere horas por um procedimento que pode ser agilizado”.

O novo sistema conta também com registro de pacientes por meio de prontuários digitalizados e armazenados na Internet, nas chamadas nuvens. Isso, além de facilitar o acesso aos dados de pacientes, acelera também o atendimento e encaminhamento dos casos. “Ainda utilizamos os impressos, porque no sistema utilizado no Brasil ainda é necessário, mas essa digitalização e armazenamento virtual auxiliam, e muito, em todo o processo”, afirma dr. Adriano.

Para o Diretor de Regulação da SMS, Alexsandro Costa, a parceria com a UNACON do Hospital Samur vai possibilitar, não apenas ampliar o atendimento na rede pelo SUS. Segundo ele “isso vai facilitar o acesso e também a resolubilidade dos casos de câncer. Vai ser possível tratar, por exemplo, câncer de pescoço e cabeça, que atualmente ainda precisam ser encaminhados para tratamento em Salvador”.

A UNACON do Hospital Samur já está em funcionamento, inclusive atendendo através do SUS. O contrato com a SMS está nos ajustes finais, passando pelo setor jurídico da instituição. A assinatura e efetivação do mesmo estão previstas para acontecer nas próximas semanas.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
29/06
Prefeito se reúne com gestores de planejamento urbano de Curitiba
Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
29/06
20º Campeonato de Futebol da Zona Rural começa domingo, 2
Gabinete Civil
29/06
Prefeitura inicia trabalho para criação de núcleos da Defesa Civil nos distritos rurais
Gabinete Civil
28/06
Prefeito é recebido em Curitiba pelo reconhecido arquiteto e urbanista, Jaime Lerner