O Centro Pop auxilia seus usuários na aquisição de seus documentos pessoais como o Registro Civil de Nascimento

A Prefeitura de Vitória da Conquista, atendendo ao decreto do Governo Federal nº 10.063 de 14 de outubro de 2019, que dispõem sobre a erradicação do sub-registro Civil de Nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica (RG e CPF), realizou na última sexta-feira (14) – no Centro Pop Adulto, que atende pessoas em situação de rua –, ação com o tema Registro Civil onde foi apresentada a importância do documento para o exercício da cidadania.

Uma das vulnerabilidades das pessoas em situação de rua é justamente a falta de documentação, que muitas vezes são roubadas ou ficam em sua residência de origem em outras cidades. “Aqui no Centro Pop, um dos serviços que oferecemos para nossos usuários é o auxilio na recuperação de sua documentação e também no registro de nascimento, caso ele não tenha sido registrado. Nossa maior dificuldade é com os usuários que nasceram em outras cidades, pois precisamos mobilizar uma rede maior de serviços para termos acesso aos documentos”, explicou a gerente do Centro Pop, Marcela Sena.

A ação também faz parte de uma das etapas do Selo Unicef, que propõe ações aos públicos prioritários do Plano Social de Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica, sendo a população em situação de rua pertencente à esse público. Durante o encontro além da conversa para tirarem suas dúvidas com os técnicos do serviço, os usuários assistiram a um vídeo explicativo sobre a importância da documentação.

Uelquison (24) lembra que perdeu seus documentos e contou com o apoio do Centro para adquirir a segunda via, felizmente o dele foi fácil por ser natural de Vitória da Conquista. “Sem o registro civil a gente não é nada, para todos os documentos eu preciso dele, carteira de reservista, segunda via do RG, CPF, tudo precisa do registro” ressaltou Uelquison.