Elaborar os currículos e as propostas pedagógicas da Rede Municipal de Ensino alinhados à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É este o objetivo dos grupos de trabalho formados por professores e coordenadores das escolas públicas municipais, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação. As reuniões começaram esta semana e seguem até o mês de setembro.

Presentes nas discussões, especialistas ligados ao Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) apresentaram aspectos dos atuais currículos e propuseram, juntamente com o grupo, mudanças para os novos referenciais curriculares. “O interessante é que esse currículo seja construído de forma colaborativa, com a participação de profissionais diretamente ligados aos lugares em que serão aplicados”, declarou a consultora do Icep, Ayane Paiva.

Segundo a coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Tânia Novais, o ponto de partida foi a realização do Seminário de Mobilização, que aconteceu no mês de junho. “Agora estamos dando continuidade aos Grupos de Trabalho. Trata-se  de um momento importante de contribuição na construção do currículo da rede”, acrescentou.

“As discussões apresentadas aqui serão levadas para todas as escolas da Rede Municipal para debate. Posteriormente, serão elaborados relatórios que culminarão com o novo currículo para a rede”, explicou a coordenadora do Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação, Nilma Costa.

Professora da rede e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, Patrícia Bispo vê as discussões para alinhamento dos currículos à BNCC de forma bem positiva. “Esse é um momento interessante de troca de experiências, pois cada um de nós conhece a realidade dos nossos alunos e das nossas escolas. Assim, podemos contribuir para que os currículos estejam mais próximos do nosso cotidiano”, concluiu.