Rede de Atenção entrega certificados a concluintes de cursos de informática

Mais de 270 pessoas foram certificadas neste mês de dezembro

Ana Karine Santos, 14 anos, foi uma das 277 pessoas a receber o certificado por sua participação no curso de informática oferecido nos últimos cinco meses pela Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A cerimônia de certificação* foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 3, no auditório do Centro de Convivência do Idoso.

Concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e prestes a ingressar no Ensino Médio, a garota está determinada a seguir carreira na Polícia Militar. E já está se preparando para esse momento, como atesta o certificado que ela recebeu das mãos do prefeito Guilherme Menezes. “Hoje em dia, a maioria dos trabalhos precisam da informática. Então, com esse curso, vou estar preparada para qualquer obstáculo que vier”, afirmou a estudante, que mora no povoado de Caiçara, localizado na região do distrito de José Gonçalves.

Assim como seus colegas concluintes, Ana Karine está mais preparada para seguir por novos caminhos profissionais – que, em seu caso, por conta de sua pouca idade, serão os primeiros de sua vida. “Que vocês usem a internet para a pesquisa, o lazer, o crescimento pessoal e também para o crescimento social da nossa cidade”, disse o prefeito aos cursistas.

Inclusão – Além dos cursos de informática, a Rede de Atenção oferece o Telecentro Comunitário, que disponibiliza computadores para qualquer morador que quiser acessar a internet de forma gratuita, para pesquisa ou lazer. Há ainda outras oficinas, como a de Arteterapia e a de contação de histórias.

Trata-se de uma rede formada por mais de 40 instituições, governamentais e não governamentais, que, juntas, dedicam-se à inclusão de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. “A Rede busca fazer com que as políticas públicas do Governo Municipal estejam em cada canto do nosso município”, observou o vereador Coriolano Moraes, que na cerimônia representou a Câmara Municipal.

Testemunho – O momento mais emocionante da cerimônia foi o testemunho feito pela comerciante Danielle Jardim, 26 anos, que concluiu seu curso de informática na Rede de Atenção em 2005. Ex-educanda do programa municipal Conquista Criança, Danielle passou por situações de extrema dificuldade durante a infância. Após ter sido abandonada pela mãe, ela chegou a pedir esmolas nas ruas de Vitória da Conquista. “Muitas pessoas fechavam a porta da nossa cara”, relembrou.

Essa foi sua realidade até o momento em que se tornou uma das primeiras meninas a fazer parte do Conquista Criança, onde teve acesso a atendimento psicológico e participou do coral e do grupo de teatro – além do direito a uma bolsa mensal. Em 1999, então com 8 anos, vestida como a personagem Emília, do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, ela e outros integrantes do programa acompanharam o prefeito Guilherme Menezes numa viagem a Brasília, na qual o gestor recebeu, em nome do município, o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”.

‘Mais que um troféu’ – Danielle permaneceu no projeto até atingir a idade-limite. Hoje, mora no Loteamento Vila América, com o marido e os três filhos. A família mantém um pequeno comércio. A vida que leva hoje, ela garante, não teria sido possível se não fosse pela acolhida que recebeu nas iniciativas mantidas pelo Governo Municipal.

“Para mim, isto aqui é muito mais do que um troféu”, disse, ao receber do prefeito a fotografia de 1999, em que aparece na Câmara dos Deputados, caracterizada como a famosa boneca de Monteiro Lobato. “O nome Conquista Criança já diz tudo. O programa me conquistou. Agradeço por ter cuidado de mim. Se não fosse isso, eu não estaria aqui”, agradeceu.

*Além do prefeito Guilherme Menezes e do vereador Coriolano Moraes, compuseram a mesa de trabalho da cerimônia o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Eslange Silva.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
27/04
Governo Municipal estuda novos projetos na área de assistência social
Desenvolvimento Social
19/04
Prefeitura se reúne com entidades que atuam em políticas socioassistenciais
Desenvolvimento Social
17/04
Prefeitura oferece apoio às hortas comunitárias
Desenvolvimento Social
16/04
Programa Conquista Criança celebra a Páscoa