“Recicla nos bairros” movimenta Praça Mármore Neto nesse sábado, 8

A coleta seletiva de Vitória da Conquista tem o intuito de dar uma destinação adequada aos resíduos sólidos gerados no município. Esse trabalho é realizado pela Cooperativa Recicla Conquista, que desde a sua implantação recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Além fazer a coleta nas residências e durante eventos, a Cooperativa recebe materiais recicláveis de empresas e mantém pontos de coleta na cidade. Todo o material coletado é encaminhado para os galpões da própria Cooperativa, onde é feita a triagem, a classificação e a prensagem.

E nesse sábado, 8, para fortalecer a organização social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis da cooperativa, bem como contribuir para a conscientização da comunidade local e melhoria de vida dos catadores e do meio ambiente será promovido o evento “Recicla nos bairros”. A iniciativa, realizada pelo Recicla Conquista em parceria com a Caixa Econômica Federal, acontecerá na Praça Mármore Neto – mais conhecida como Praça do Boneco – das 9h às 17h.

Sobre a coleta seletiva  A Recicla Conquista possui cinco pontos de coleta distribuídos em Vitória da Conquista, em que a população pode depositar o lixo reciclável (o resíduo seco), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Eles estão localizados no bairro Jurema atrás da Clínica URO, no bairro Brasil (Centro Social Urbano – CSU), no Centro (atrás da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, no Ceasa), no Candeias (Estádio Lomanto Júnior) e no Aterro Sanitário.

Nesses bairros, também há a atuação dos catadores da Cooperativa. Eles vão de casa em casa para coletar o material, além de serem devidamente treinados para dar orientações sobre cuidados ambientais aos moradores e fazer a entrega de cartilhas informativas. Uma das informações compartilhadas entre os cooperados e a população, inclusive, é a de que o lixo orgânico deve ser destinado à coleta de lixo regular, executado pela equipe de Limpeza Pública da Prefeitura Municipal. Além disso, a Recicla Conquista promove palestras e atividades educativas em instituições. Para isso, é necessário apenas o agendamento com a entidade.

Atualmente, 60 pessoas compõem a Cooperativa. A partir do reaproveitamento do material descartado e coletado, a receita mensal da instituição gira em torno de R$ 28 mil. Ao fim de cada mês, a renda obtida pelos grupos é dividida igualmente entre os cooperados. A Recicla Conquista está aberta para a inserção de novos cooperados, desde que se enquadrem no perfil da entidade. Dessa forma, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a Cooperativa também atua na geração de emprego e renda na cidade.

Notícias Relacionadas

Infraestrutura Urbana
17/07
Prefeitura inicia trabalhos para revitalização da Praça Tancredo Neves
Meio Ambiente
07/07
Módulo de Educação Ambiental discute tráfico de animais silvestres em escolas municipais
Meio Ambiente
07/07
Projeto Eco Kids e Eco Teens: estudantes participam de oficina sobre audiovisual em São Sebastião
Meio Ambiente
03/07
Lagoa das Bateias: manhã de domingo, 2, teve plantio de mudas e pista exclusiva para práticas esportivas