Público prestigia IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento conta com a participação de 24 municípios do Território de Identidade de Vitória da Conquista

Representantes de 24 municípios do Território de Vitória da Conquista participaram, na manhã desta sexta-feira, 29, da cerimônia de abertura da IV Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, que acontece no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), é promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e pelo Governo do Estado.

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades”, a IV Conferência Territorial tem como alguns dos objetivos debater temas relevantes para o campo do envelhecimento e avaliar a Política Nacional do Idoso. Além disso, serão eleitos 12 delegados para a IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa da Bahia.

O compromisso da Administração Municipal com as pessoas da terceira idade se manifesta nas diversas ações existentes em Vitória da Conquista, entre elas a implantação do Programa Vivendo a Terceira Idade, em 1997, e os grupos de convivência de idosos existentes nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Em sua fala, a procuradora-geral do Município, Luana Caetano, na ocasião representando o prefeito Guilherme Menezes, destacou a necessidade de inclusão das pessoas idosas. “Nosso município preza pela inclusão, que é feita por meio de políticas públicas que visam empoderar e estimular o protagonismo da pessoa idosa.”

Para a coordenadora estadual de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, Marlúcia Alves, a conferência é o momento de avaliar o avanço das ações e propor políticas para que essa parcela da população tenha um envelhecimento ativo e saudável. E a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Margarida Alcântara, completou: “Essa é uma atividade não só para os idosos, mas para todas as pessoas que se preocupam com questões relacionadas a pessoa idosa”, disse.

Além de apresentações culturais e conferência magna com a professora Heleusa Câmara, o evento conta com debates em grupos temáticos. Também participaram da abertura o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, entre outros membros do Governo Municipal, e a coordenadora da Promotoria Regional de Vitória da Conquista, Guiomar Miranda.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
24/03
Projeto Neojiba realiza apresentação externa
Desenvolvimento Social
23/03
Violência contra mulher é tema de seminário promovido pelo Conselho Municipal da Mulher
Desenvolvimento Social
21/03
Secretaria de Desenvolvimento Social recebe moradores de ocupações
Desenvolvimento Social
21/03
Secretaria de Desenvolvimento Social recebe visita de subsecretária de Políticas para as Mulheres da Bahia