Público feminino lota auditório do Cemae na abertura da IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Teve início nessa terça-feira, 22, a IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A abertura do encontro, que aconteceu no auditório do Polo de Educação Permanente do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), contou com a participação de mais de 400 mulheres.

Com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, a iniciativa tem como objetivo traçar estratégias para que as políticas públicas de igualdade para as mulheres sejam efetivas. Ainda na oportunidade, serão encaminhadas propostas para as conferências Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres.

Em sua fala de abertura, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas, representando o prefeito Guilherme Menezes na ocasião, destacou alguns avanços nas políticas públicas para mulheres em Vitória da Conquista, a exemplo da implantação do Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos e da coordenação municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria Helena Ferraz, agradeceu a Prefeitura Municipal pelo apoio e empenho. “Esse auditório lotado mostra que a causa das mulheres é vista com bastante importância aqui em Vitória da Conquista”, disse aos presentes.

A representante da Secretaria e do Conselho Estadual da Mulher, Rosângela Araújo, reafirmou a necessidade de empoderamento da mulher. “Necessitamos garantir o acesso de mais mulheres nos espaços de poder e precisamos sair daqui com propostas para fortalecer a Conferência Estadual e seguir em direção a Conferência Nacional”.

O vereador Fernando Vasconcelos, representante da Câmara Municipal, lembrou que muitas ações concretas em defesa dos direitos das mulheres já foram implementadas no município. “Temos o privilégio de contar com um Governo Municipal que tem como um dos diferenciais trabalhar políticas públicas para mulheres”. E Raphaela Souza, representantes do Movimento LGBT, afirmou a importância das travestis e transexuais estarem inseridas no debate. “Também somos mulheres e lutamos para que essas políticas sejam efetivadas a cada dia”.

Cidade mobilizada – A solenidade de abertura contou com palestra da coordenadora de Ações de Prevenção da Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República, Terezinha Gonçalves. Durante a discussão do tema “Importância do Sistema Nacional de Políticas para Mulheres”, a coordenadora parabenizou às presentes e destacou que a conferência de Vitória da Conquista foi a que mobilizou maior número de participantes na Bahia.

A IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres segue nesta quarta-feira, 23, com discussões em grupos de trabalho, aprovação das propostas e eleição das delegadas que representarão Vitória da Conquista na Conferência Estadual.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
18/08
Morar Legal coleta assinaturas dos moradores do Parque da Colina
Desenvolvimento Social
17/08
Prefeitura conhece projeto “Mãos que Reciclam” da Defensoria Pública
Desenvolvimento Social
17/08
Bolsa Família Móvel estará no Pradoso neste sábado, 19
Desenvolvimento Social
17/08
Idosos beneficiários do BPC devem se inscrever no CadÚnico até dezembro deste ano