Público diversificado prestigia abertura oficial do Festival da Juventude – Ano III

Na noite dessa quinta-feira, 30, começou oficialmente o Festival da Juventude – Ano III. E o público que esteve presente na palestra de abertura do evento pode prestigiar dois grandes momentos: a apresentação musical, com violoncelos, do Conjunto Camerata Mello e a palestra do conceituado jornalista Paulo Henrique Amorim. O evento aconteceu no Centro de Convenções Divaldo Franco.

Como era de se esperar, o espaço estava cheio de jovens vindos de diversas localidades que já puderam entrar no clima do festival que reúne discussões sobre temas importantes, entretenimento, música e formação, de maneira informativa e diversificada.

O prefeito Guilherme Menezes destacou a importância de um evento desse porte para o município e para a juventude de Vitória da Conquista e região. “O Festival da Juventude começou grande desde o seu primeiro ano, em 2012, porque foi pensando com o público jovem da cidade. Os jovens participaram de todos os momentos, inclusive preparando a programação. Tenho certeza que essa edição não será diferente das outras no quesito qualidade”, afirmou o gestor.

Para o vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza, que veio prestigiar o festival, o município é inovador ao formatar um festival que, ao mesmo tempo debate políticas públicas e também articula a dimensão cultural. “São oferecidas diversas atividades de forma gratuita de maneira que agrega toda a juventude, pensando de fato que a cultura não é algo à parte no processo político da constituição juvenil. Então, o formato com rodas de diálogo, com atividades autogestionadas, com a participação de movimentos populares, que se articulam uns com os outros, tem nos inspirado enquanto Conselho Nacional de Juventude e Secretaria Nacional de Juventude para a construção da terceira Conferência da Juventude, que acontece este ano. Vamos ter um modelo muito parecido com o que acontece em Vitória da Conquista, um município que lança tendência na mobilização da juventude e é muito interessante que essa proposta não vem dos grandes centros, das grandes capitais. Vem do interior, mudando a lógica de onde aprende política pública”, destacou.

Compartilhando desse mesmo sentimento de destaque do município no cenário nacional, no que se refere às políticas para juventude, a participante Vanusa Sampaio contou que estava presente na abertura pela importância do evento. “Essa iniciativa é mais do que necessária para a nossa juventude. Um festival dessa dimensão abre espaço para muitos aprendizados e integra todos os grupos de jovens que buscam crescer a partir do conhecimento. O fato de envolver a participação da juventude é algo de muito valor”, disse.

*Prestigiaram o evento, membros do Executivo e Legislativo municipal, estadual e federal.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14