Público avalia 3º Seminário Municipal de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Depois de dois dias de intensas discussões, palestras e oficinas sobre o fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil de Vitória da Conquista, chegou ao fim, na tarde dessa terça-feira, 19, o 3º Seminário Municipal de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, integra uma das estratégias municipais para o Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013/2016.

“Foi mais um seminário muito bem sucedido, que reuniu participantes de todas as regiões do município, promovendo uma interação entre eles sobre um tema que é urgente e tem de estar sendo discutido todos os dias, todos os momentos”, avaliou o prefeito Guilherme Menezes. O gestor ressaltou também: “Desde 1997, o Governo Municipal vem criando serviços para confrontar esse problema e, sobretudo, visando a prevenção, como os Cras e Creas – implantados em parceria com o Governo Federal”.

Os debates estabelecidos ao longo do seminário deram origem a uma série de metas e ações para a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e, segundo os participantes, fundamentais para as funções que desempenham no dia a dia. “O evento foi extremamente produtivo. Aprendi ainda mais a identificar os sinais emitidos pelas crianças que sofrem violência e fazer o acolhimento desse tipo de caso. Sabemos que é uma situação delicada, mas é preciso abordar o assunto para que o combate possa ser fortalecido. Por isso, a Prefeitura está de parabéns”, contou a estudante, Isadora Farias.

Quem também aprovou a iniciativa foi a estudante de Serviço Social, Tâmara Castro. “O evento foi um aprendizado enorme tanto no aspecto pessoal quanto profissional e possibilitou a interação de profissionais de diferentes áreas, como educação, psicologia e da Polícia. Acho que o caminho é esse: temos que buscar cada vez mais meios para combater essa prática absurda”, destacou.

Premiação – Esse ano, as atividades do Seminário se estenderam para as escolas municipais. Além de assistirem palestras ministradas por profissionais do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), os alunos tiveram a oportunidade de escrever redações sobre o tema “Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. E as três melhores redações foram premiadas durante o encerramento do seminário. Cada vencedor ganhou um tablet.

“Nós só temos a agradecer a Prefeitura pela iniciativa desse seminário e por ter levado as discussões para dentro da escolas. Os nossos alunos tiveram muito o que aprender”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Centro Educacional Moisés Meira (distrito de José Gonçalves), Quellinny Nogueira.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
19/10
Crav realiza orientação para prevenção do câncer de mama
Desenvolvimento Social
11/10
Cras Jardim Valéria celebra Dia das Crianças no Estádio Lomanto Júnior
Desenvolvimento Social
07/10
Cerca de 200 pessoas de São João da Vitória são atendidas pelo Bolsa Família Móvel
Desenvolvimento Social
06/10
Mês da Criança: Cras oferece serviço de beleza no Bruno Bacelar