Projovem Urbano certifica 150 jovens em Vitória da Conquista

Agarrando a oportunidade de concluir o ensino fundamental e obter qualificação profissional, 150 jovens receberam o certificado de conclusão do curso de Educação Básica e de Qualificação Profissional do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), na noite dessa terça-feira, 19, na AABB. Atuando desde 2008 em Vitória da Conquista, o Projovem Urbano já contabilizou cerca de 4 mil alunos matriculados.

O curso é gerido pela Secretaria Municipal de Educação e teve duração de 18 meses. Ao longo desse tempo, os estudantes puderam se qualificar nas áreas administrativa e alimentícia, com cursos de arquivador, almoxarife, office-boy/office-girl e auxiliar administrativo, chapista, cozinheiro auxiliar, repositor de mercadorias e vendedor ambulante.

O secretário municipal de Educação, Valdemir Dias, representou o prefeito Guilherme Menezes na cerimônia e destacou os bons resultados obtidos a partir deste convênio entre os governos Federal e Municipal: “É dado aos jovens o espaço para que eles possam se inserir no mercado de trabalho, buscando sua qualificação, treinamento, aperfeiçoamento e sua prática, e daí são colhidos muitos frutos.” Além disso, o secretário lembrou que, neste ano, também houve a adesão ao Projovem Campo, estendendo essa realidade à juventude da zona rural.

Para os estudantes, o momento foi de pura satisfação. “Estou realizada em estar aqui, muito feliz, pois o Projovem foi uma oportunidade de retomar os estudos que eu havia parado há muitos anos”, contou a concluinte Joseane Campos, de 26 anos.

Também estudante, Michele Novais, de 20 anos, revelou o seu foco em um futuro mais promissor: “Foi uma grande chance estar concluindo o ensino fundamental, para poder cursar o ensino médio e, lá na frente, fazer uma faculdade e ter um bom trabalho.”

Já a aluna Milena Silva, de 24 anos, fez a sua avaliação acerca do Programa: “São professores excelentes, é um ótimo programa. O Projovem foi uma porta aberta depois de tantos anos sem estudar. Eu vi essa oportunidade e resolvi agarrá-la.”

Também estiveram presentes na cerimônia o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo; o secretário municipal de Governo, Edvaldo Alves; a coordenadora do Projovem Urbano, Karina Melchisedeck; e os vereadores Nelson Vieira e Ricardo Babão.

Notícias Relacionadas

Educação
23/03
Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Educação
15/03
Novos membros do Conselho Municipal de Educação tomam posse
Educação
14/03
Governo recebe proposta de transformar Patrulhando a Cidadania em escola municipal
Educação
13/03
Governo municipal se reúne com a Coordenação do Projeto Patrulhando a Cidadania