Projeto Link Aprendiz: jovens se preparam para enfrentar o mercado de trabalho

 

 

Estudantes do Ensino Médio têm acesso a cursos gratuitos de informática, português, inglês e conhecimentos gerais

Duas vezes por semana, a sede do programa Estação Juventude recebe turmas de jovens estudantes interessados em sair do Ensino Médio já com alguma comprovação de qualificação profissional – o que, num futuro próximo, poderá lhes facilitar a busca por ofertas de emprego. Em suma, é essa a lógica de funcionamento do projeto Link Aprendiz, que oferece cursos gratuitos de informática, conhecimentos gerais, português e inglês especificamente para esse público.

Realizada por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual, a iniciativa está em desenvolvimento em Vitória da Conquista desde junho. Atualmente, cerca de 100 alunos estão matriculados, além dos que já se interessaram, inscreveram-se e aguardam pela abertura da próxima turma.

“O Governo Municipal viu nessa parceria uma oportunidade de oferecer aos jovens uma qualificação. É o básico para que eles entrem no mercado de trabalho”, explica o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano.

‘Ampliando conhecimentos’ – São conhecimentos básicos, mas determinantes. É o que pensa a estudante Júlia Fernandes, 17 anos. Embora esteja ainda no segundo ano do Ensino Médio no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (Cetep), a adolescente já procura por qualificação.

Após saber dos cursos oferecidos pelo Link Aprendiz, ela decidiu ir atrás. “Achei uma oportunidade de ampliar mais os meus conhecimentos e ter mais coisas no meu currículo”, disse a estudante, que está no projeto há pouco mais de um mês. Cursa, no momento, o módulo de informática, cuja carga possui 40 horas, a maior do projeto. Os demais – português, inglês e conhecimentos gerais – são de 20 horas cada um.

Os alunos estudam um módulo de cada vez. Caso alcancem pelo menos 70% de aprovação e de frequência no de informática, Júlia e seus colegas poderão passar para o módulo seguinte. E assim, a estudante prossegue na busca por conhecimentos que a auxiliem em sua futura trajetória profissional. “Faço o curso técnico de Edificações, mas quero seguir o jornalismo”, diz.

Como participar – O Link Aprendiz é destinado a jovens que cursam ou que já concluíram o Ensino Médio – é este, aliás, o único pré-requisito para participar da capacitação. Quem se interessar deve se dirigir à Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 744, bairro Jurema, portando originais e cópias do RG, CPF, comprovantes de escolaridade e de residência atual, além de uma foto 3 x 4.

Notícias Relacionadas

Notícia Destaque
14/11
Transporte coletivo: Prefeitura informa sobre mudanças em linhas do Conquista VI
Notícia Destaque
13/11
Plantão da Gerência de Postura apresenta balanço dos primeiros meses de funcionamento
Comunicação
13/11
Prefeitura apresenta novo portal nesta segunda-feira,16
Agricultura e Desenvolvimento Rural
13/11
Prefeitura entrega Barragem de Boa Vista nesse sábado, 14