Projeto Eco Kids/Eco Teens será homenageado no dia 16

Solenidade será realizada às 9h, na Câmara Municipal

Após atuarem como “jornalistas”, empenhando-se na produção dos periódicos Eco Kids e Eco Teens, cerca de mil estudantes de três escolas das redes municipal, estadual e particular de Vitória da Conquista serão homenageados na Câmara Municipal. A cerimônia será realizada no dia 16 de dezembro, às 9h.

Nos últimos três meses, foram lançadas duas edições do Eco Kids – a primeira, produzida pelo Educandário Padre Gilberto Vaz Sampaio; a segunda, a cargo do Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (Caic) – e uma do Eco Teens – feita pelo Colégio Estadual São João Batista.

Os jornais, com caráter informativo e direcionado à temática ambiental, são os primeiros resultados de uma parceria que envolve o Ministério Público, a Diretoria Regional de Educação (Direc-20) e a Prefeitura de Vitória da Conquista, entre outras instituições. O objetivo é incentivar os alunos a refletirem sobre ações ambientais nas suas escolas, através de pesquisas e investigações.

O assunto foi trabalhado de forma autônoma pelas escolas participantes. Cada professor teve liberdade para escolher de que forma abordaria o tema em discussão entre os alunos do Ensino Fundamental I e II. Assim, surgiram poemas, matérias jornalísticas, apresentações teatrais, fotografias, etc. O material de texto produzido pelos estudantes deu origem aos três jornais lançados no período.

A cerimônia do dia 16 tem a finalidade de valorizar os resultados do projeto e dar destaque à participação de alunos e professores.

Continuação em 2015 – Tendo cumprido o cronograma elaborado para o segundo semestre deste ano, os organizadores agora se debruçam sobre as ações de 2015. A previsão é que de que o projeto seja retomado em março, e que novos jornais sejam lançados a partir de abril, envolvendo dessa vez, seis escolas.

Notícias Relacionadas

Meio Ambiente
10/11
Jabuticabeiras são plantadas na Olívia Flores
Meio Ambiente
01/11
Gramado do Lomantão estará recuperado antes do Campeonato Baiano
Meio Ambiente
01/11
Horto Florestal Vilma Dias se torna Área de Preservação Ambiental
Gabinete Civil
01/11
Prefeitura e Ministério Público Estadual assinam TAC para modernização da gestão ambiental