Capacitação aconteceu no Conjunto Penal para profissionais que atuam com a população carcerária

Dando continuidade às ações que celebram o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, em parceria com a Diretoria de Vigilância à Saúde, realizou mais duas capacitações para os profissionais de saúde. O intuito é aprimorar os conhecimentos das equipes sobre a tuberculose e, desta forma, contribuir para a quebra da cadeia epidemiológica da doença.

A primeira capacitação aconteceu no Conjunto Penal de Vitória da Conquista para os profissionais que atuam no local. A tuberculose nas instituições prisionais tem sido objeto de vários estudos devido à sua maior incidência na população carcerária do que na população em geral.

Enfermeira Simone destaca a importância da capacitação

Para a enfermeira, Simone Galvão, uma das palestrantes, capacitar esses profissionais é de suma importância na batalha contra a doença. “A capacitação permite que os profissionais consigam agir de forma mais eficaz, pois, com o conhecimento adquirido, eles vão ter os instrumentos necessários para agir de forma correta”, afirmou.

A capacitação também foi levada aos profissionais dos núcleos de Epidemiologia Hospitalar e das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos hospitais de Vitória da Conquista. As discussões aconteceram no Polo de Educação Permanente em Saúde.

Para os próximos dias, ainda estão programadas outras ações. Nos dias 27 de março e 4 de abril, é a vez dos profissionais da Rede Municipal de Saúde. Nestes dois dias, serão para os da zona urbana; e dia 5, para os da zona rural.

Profissionais de Saúde do Município também são capacitados