Profissionais de saúde participam de capacitação sobre ostomia

No último mês, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio do Serviço de Ostomia, realizou nos dias 15 e 16 de abril, uma capacitação para profissionais da Rede Municipal de Atenção Básica e representantes de hospitais das redes pública e particular da cidade. O objetivo do evento, que aconteceu na Escola de Formação em Saúde da Família, foi propiciar ao paciente ostomizado uma melhor qualidade de vida.

A ostomia é o procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização dos sistemas digestivo, respiratório ou urinário, criando um orifício externo denominado estoma. Por isso, a capacitação teve como tema “Acolhimento e cuidado com o paciente ostomizado”, entendendo que a Atenção Básica e as emergências hospitalares representam as “portas de entrada” e que o acolhimento é de suma importância para o tratamento.

“É importante que entre o serviço de ostomia e as unidades de saúde seja firmado um fluxo de atendimento e encaminhamento para garantir o atendimento especializado e completo para esses pacientes”, explicou a enfermeira responsável pelo serviço, Simone Galvão.

Em Vitória da Conquista, as pessoas ostomizadas devem procurar a Central de Marcação de Consultas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, para se cadastrar. De acordo com a Portaria nº 400/2009, do Ministério da Saúde, os tipos de ostomias são as intestinais (colostomia e ileostomia), as urinárias (urostomia), a gastrostomia e a traqueostomia.

Notícias Relacionadas

Gabinete Civil
23/11
Prefeitura, Ministério do Trabalho e Ifba firmam parceria para implantação do Cidadão Aprendiz
Gabinete Civil
23/11
Palestra discute “Racismo Virtual”
Agricultura e Desenvolvimento Rural
23/11
Uesb e Embrapa apresentam mandioca mais produtiva para a região
Mobilidade Urbana
22/11
Prefeitura regulariza nível do asfalto na avenida Bartolomeu de Gusmão: fique atento para mudanças no trânsito