Cerca de 40 servidores do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram nessa quarta, 12, de uma capacitação com o tema “Suporte Básico e Avançado de vítima”.

De acordo com a diretora técnica operacional do hospital, a ginecologista e obstetra, Carla Cristiane de Oliveira Pinheiro, o curso tem como principais objetivos capacitar e preparar os servidores para prestar atendimentos emergenciais. “O Esaú Matos é um hospital de emergência,  não é um hospital de emergência geral, mas é um hospital que a gente recebe emergências obstétricas e pediátricas. Assim, é fundamental essa capacitação para os profissionais que trabalham aqui, tanto os técnicos quanto os médicos e enfermeiros”, afirmou.

Ainda em sua fala, a diretora destacou que cursos como esse fazem parte do processo de educação continuada do hospital e serão realizados periodicamente. “ Esses treinamentos acontecerão de forma regular, uma vez na semana,  e abordarão diferentes temáticas. Alguns protocolos acerca de procedimentos mudam muito rápido e por isso temos que trabalhar para a atualização dos conhecimentos dos nossos profissionais”.

O curso agradou aos participantes. Para a enfermeira, Isabela Bahia, conhecimento nunca é demais. “Cursos como esse são fundamentais porque a cada dia você tem que aprender um pouco mais, por mais que você saiba tudo na teoria sempre tem a renovação, tudo se modifica. A gente tinha uma programação para reanimação em 2005  e em 2010 já mudou. Enfim, esses protocolos mudam muito e nós temos que estar atuantes porque nossas portas são abertas e a equipe tem que estar toda pronta e afiada para atender bem em qualquer situação”, destacou.