Profissionais de saúde de 19 municípios participam de oficina sobre biossegurança

O Laboratório Central Municipal, administrado pela Fundação de Saúde, e o Laboratório Central de Saúde Pública – Professor Gonçalo Moniz (Lacen – BA) realizaram durante essa semana, em Vitória da Conquista, uma oficina sobre biossegurança. Mais de 40 profissionais de 19 municípios da região participaram da atividade ministrada pelas farmacêuticas bioquímicas da Coordenação de Qualidade de Biossegurança do Lacen, Lorene Cardoso e Felicidade Pereira. Elas falaram das ações que devem ser adotadas no dia a dia, pelos profissionais, para diminuir os riscos para eles, a comunidade e o ambiente.

Além da equipe do Laboratório Central, profissionais de outros setores da Rede Municipal de Saúde de Vitória da Conquista também participaram do curso. “A formação serve para que a gente possa capacitar nosso servidor a estar preparado para trabalhar com as normas técnicas de biossegurança, evitando qualquer risco que traga dano à saúde de nossa equipe”, explicou o coordenador do Laboratório Central, Gildásio Cairo.

Segunda Lorene Cardoso, o Lacen tem descentralizado os exames laboratoriais para cidades pólos como Conquista que terá postos de coleta em outros municípios da sua rede. “O trabalho da qualidade de biossegurança tem que ser o mesmo do Lacem de Salvador, do de Conquista e do pessoal da ‘ponta’. Por isso, estamos realizando estas oficinas”, comentou a farmacêutica bioquímica.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município de Condeúba, Jussara Viana, o curso é uma oportunidade para aprimorar o trabalho desenvolvido durante a rotina e garantir a melhora da saúde do trabalhador. “Além disso, a iniciativa do Lacen em estar implantando os postos de coletas nos municípios está sendo uma novidade muito boa porque vai agilizar o nosso diagnóstico de doenças e até controlá-las mais rapidamente”, complementou.

Notícias Relacionadas

Notícias
18/10
Cinejuv debate bullying com alunos do Colégio Ademário Pinheiro
Gabinete Civil
18/10
Semana do Alvará vai até sexta-feira, 20
Infraestrutura Urbana
17/10
Prefeitura realiza limpeza de canais pluviais da cidade
Gabinete Civil
17/10
1ª edição do Prefeitura Móvel Rural será realizada em José Gonçalves