Curso será dividido em duas etapas

A Secretaria de Saúde realiza um Curso Básico de Vacinação para os profissionais das equipes de saúde das zonas urbana e rural. A iniciativa, que envolve a Coordenação de Imunização e a Diretoria de Atenção Básica, oferecerá aulas teóricas e práticas aos trabalhadores das unidades de saúde, do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) e da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC).

De acordo com a coordenadora de Imunização, Ana Maria Ferraz, o curso será dividido em duas etapas. “A primeira, que é a parte teórica, acontece no Polo de Educação Permanente em Saúde, em dois momentos: do dia 12 ao dia 22 de março, para os profissionais da zona urbana; e do dia 26 ao dia 28, para os profissionais das equipes de saúde da família da zona rural”, explicou.

O curso apresenta a atualização feita pelo Programa Nacional de Imunização através das Notas Informativas N° 384 e N° 135 que trouxeram alterações no Calendário Nacional de Vacinação. Ainda entre os temas abordados estão o Processo de Trabalho em Sala de Vacina, Eventos Adversos Pós-Vacinação e Erro em Imunização.

Além disso, os participantes vão entender melhor sobre a Rede de Frio (onde são armazenadas as vacinas), Calendário Vacinal e sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).

O intuito, segundo Ana Maria, é treinar os profissionais que já aplicam a vacina e os que ainda vão aplicar a fim de “mantê-los atualizados quanto às suas práticas, que são atender e levar as vacinas de forma segura e eficaz. Além disso, o curso vai auxiliar no processo de trabalho dentro das salas de vacina que vai desde o acolhimento dos cidadãos até o momento de aplicação”, enfatizou.

A parte prática do curso será de 3 a 5 de abril. Essa etapa vai envolver todos os participantes das aulas teóricas e acontecerá nas salas de vacina do município.