Profissionais da saúde mental de Vitória da Conquista participam do projeto Percursos Formativos

 

Os profissionais foram recebidos pelo prefeito Guilherme Menezes nessa sexta-feira, 22

A psicóloga Stéphanie Carvalho e o técnico de enfermagem André Pereira viajaram, nesse final de semana, para São Paulo com o objetivo de conhecer experiências na área da saúde mental, através do projeto Percursos Formativos, do Ministério da Saúde. Stéphanie atua na unidade do Centro de Atenção Psicossocial – Caps II e André, na Unidade de Acolhimento Adulto. Juntos, eles passarão 30 dias na capital paulista e participarão da Mostra de Saúde Mental na cidade de Campinas.

Na tarde de sexta-feira, 22, eles foram recebidos pelo prefeito Guilherme Menezes para falar sobre as expectativas para a viagem. “Não estamos só buscando experiências, estamos levando as nossas experiências também”, afirmou André. “Minha expectativa é muito boa, não só para aperfeiçoamento, mas para trazer mais conhecimento e aplica-lo à nossa realidade”, completou.

De acordo com a psicóloga, a oportunidade serve para ampliar a visão que se tem sobre os serviços de saúde mental. “A gente acaba tendo uma visão mais geral quando a gente consegue visualizar os serviços da cidade e o de outras cidades ao mesmo tempo. Nosso município tem sido bem contemplado com os serviços de saúde mental e tem conseguido estar mais próximo das comunidades e dos territórios”, destacou a jovem.

O prefeito Guilherme Menezes desejou que os profissionais possam retornar com a bagagem ampliada pelo conhecimento. “Desejo a vocês muito aprendizado e que esse aprendizado seja replicado aqui. É importante que tenham a consciência de que tudo que acontece em Conquista é para a região e do quanto é importante fazermos o debate da luta antimanicomial”, disse o gestor. A intenção do Governo é realizar um seminário para compartilhamento das experiências com os demais profissionais do município.

Esta será a quinta vez que profissionais da área de saúde mental do município participam do projeto. Vitória da Conquista foi a única cidade da Bahia contemplada com a linha de Atenção à Crise. A secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, e a diretora de Atenção Especializada e Programática, Tarcísia Castro Alves, acompanharam a visita.

Rede de Saúde Mental – Atualmente, Vitória da Conquista conta com três Centros de Atenção Psicossocial: Caps II, Caps Infantil e Adolescente (Caps IA) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas tipo III (Caps AD III); uma Unidade de Acolhimento Adulto e um hospital psiquiátrico administrado pelo Governo do Estado, o Hospital Afrânio Peixoto.

Notícias Relacionadas

Desenvolvimento Social
17/08
Idosos beneficiários do BPC devem se inscrever no CadÚnico até dezembro deste ano
Gabinete Civil
17/08
Carta do Futuro pode ser respondida até esta sexta, 18
Notícias
17/08
“Mês Dourado”: Banco de Leite promove Dia de Estrela
Gabinete Civil
16/08
Minuta do novo Código de Polícia Administrativa é entregue pela Secretaria de Serviços Públicos