Professores recebem certificação do curso Educação Cooperativista

A iniciativa tem a ideia de trabalhar o conceito de cooperativismo desde a infância, ampliando a sua atuação

Educação baseada na solidariedade. Essa é a máxima do curso de Educação Cooperativista (Educoop), uma iniciativa da Cooperativa de Crédito dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (Sicoob Credcoop), em parceria com o Governo Municipal, o Instituto Francisco de Assis de Teixeira de Freitas (IFA) e com as instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/BA) e a Cooperativa Educacional de Vitória da Conquista (COEDUC).

Foram 200 horas/aula de capacitação voltada para professores da rede municipal de ensino, e a culminância aconteceu nessa quinta-feira, 28, em uma cerimônia certificação. Ao todo, 45 professores foram contemplados. O objetivo da iniciativa, que está em sua terceira edição no município, é o de difundir as ideias de cooperativismo, nas salas de aula, entre os estudantes.

“A realização desse curso demonstra a preocupação da Sicoob Credcoop em transmitir o conceito de cooperativismo para as escolas, investindo no assunto desde a infância. Dessa maneira, cumprimos com nosso quinto princípio: aprendizagem e educação. O curso foi muito bem aceito e cumpriu com seu propósito”, explicou a presidente da Sicoob Credcoop, Rejane Silva de Almeida, que, na oportunidade, foi homenageada pela turma.

As palavras da presidente foram ratificadas pela cursista Maria Emília Pinheiro de Lima, coordenadora pedagógica da COEDUC. “O curso nos permitiu um conhecimento mais amplo sobre o cooperativismo que tem ganhado cada vez mais espaço nos dias atuais. A ação em cooperação é muito mais importante do que a nomenclatura em si. Como professora, me ajudou bastante na concepção de como os futuros projetos serão montados, porque o corpo docente já trabalhava em grupo, mas não imprimia nos alunos essa ideia”.

Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Valdemir Dias, representou o prefeito Guilherme Menezes. “Por meio dos depoimentos de sucesso que ouvi nessa noite, vejo a satisfação de todos. Todos os dias estamos tomando decisões importantes para as nossas vidas. Como é o caso dessa capacitação, na qual somos felizes em poder dar a nossa contribuição”, saudou o secretário.

Notícias Relacionadas

Educação
21/07
Capacitação do Pacto Pela Educação reúne mais de 450 educadores
Educação
21/07
Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social se reúnem com coordenação do Unicef em Salvador
Educação
21/07
Professores da Rede Municipal de Ensino participam de formação do projeto Aprender Mais
Educação
20/07
Equipe das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social visitam Escola Laboratório em Salvador