Professores de Vitória da Conquista receberão novo piso salarial em janeiro

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista vai antecipar o pagamento do aumento do piso salarial dos professores, anunciado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na última quinta-feira, 14. Com o reajuste de 11,36%, determinado pelo MEC, o vencimento-base dos educadores da rede municipal passa a ser R$ 2.135.

Desde 2010, quando uma lei federal regulamentou a obrigatoriedade do piso nacional, o Ministério divulga o valor reajustado no mês de janeiro, mas a aplicação efetiva se dava apenas em maio, por conta da data-base da categoria, quando gestores públicos e sindicatos sentam-se à mesa de negociação.

Depois de fechado o acordo, a administração aplicava o reajuste retroativo a janeiro. Após os estudos e projeções feitos pela Secretaria da Administração, o prefeito Guilherme Menezes determinou a revisão da folha de pagamentos do professorado já neste mês de janeiro. “Estamos mantendo nossa política de valorização dos servidores, como já vimos fazendo desde 1997”, explica Guilherme, e acrescenta: “assim como ano após ano, mantemos o pagamento rigorosamente pontual, antecipamos o 13º e reajustamos os salários do funcionalismo municipal sem desequilibrar as finanças municipais graças ao planejamento minucioso”.

Vitória da Conquista sempre foi pioneira na valorização do magistério, e já pagava o piso nacional desde 2009, quando as prefeituras e governos estaduais não estavam obrigados a cumprir a regra. Segundo o prefeito, a estabilidade que destaca Conquista da maioria das prefeituras nesses tempos de queda de arrecadação “se deve, principalmente, ao profissionalismo dos servidores, e é justo reconhecer isso”, conclui.

Outro diferencial em favor dos professores da rede municipal de Vitória da Conquista é que todas as remunerações variáveis a que os docentes já têm direito incidem sobre o piso salarial já reajustado. Exemplo disso são as vantagens pessoais por tempo de serviço, os incentivos de regência de classe especial e zona rural.

Notícias Relacionadas

Educação
21/06
Festa junina da Escola Zulema Cotrim revela busca por inclusão na Rede Municipal de Ensino
Educação
20/06
Conselho Municipal de Educação define calendário de reposição de aulas
Educação
19/06
Prefeitura assina convênio que transforma Patrulhando a Cidadania em escola municipal
Educação
08/06
Prefeito visita depósito e avalia projetos para melhorar a qualidade da merenda escolar