Professor Clóvis de Barros Filho palestra sobre Ética em Vitória da Conquista

“A iniciativa da Prefeitura em discutir o tema é fundamental”, afirmou o professor

O Governo Municipal, atento em manter a qualidade da educação em Vitória da Conquista, sempre buscou promover ações que proporcionem melhorias a rede de ensino e a valorização dos professores. O propósito é não só investir em conteúdo para as aulas teóricas, mas também agregar valores que serão transmitidos aos alunos, a exemplo da ética.

Prova disso foi o convite feito, pelo Governo Municipal, ao professor Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professor de Ética na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros Filho, para ministrar uma palestra na Jornada Pedagógica 2015. Ele falou a respeito do tema “Ética: inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência humana” – mesmo tema da Jornada.

Na oportunidade, o professor explicou que o intuito da palestra foi transmitir aos “colegas” que a ética nada mais é que a arte da convivência. “Para que alguém possa chegar à idade adulta com condições de participar do debate sobre a melhor maneira de conviver, é preciso que tenha sido formado para isso. Então, eu penso que o papel da escola é de fato formar alunos não só para produzir empenho em suas atividades profissionais, mas também para debater sobre a convivência”, afirmou o palestrante, quem complementou: “A iniciativa da Prefeitura é fundamental não só por discutir o tema, como também por permitir aos professores que se encontrem em um cenário diferente do cenário da escola, estreitando parceiras, aproximações, que são interessantíssimas. Afinal, nós professores fazemos parte de um time; é uma empreitada coletiva de formação de pessoas”.

Para o prefeito Guilherme Menezes, a vinda do professor foi mais do que uma aula. “Eu diria que o que ele trouxe aqui de toda riqueza filosófica, desde Aristóteles até os dias de hoje, foram lições para a vida toda, lições para serem aplicadas no seio da família, na sociedade, dentro das escolas, dentro de qualquer espaço de atividade humana”, afirmou o gestor.

Também prestigiaram a palestra, o chefe do Gabinete Civil, Márcio Higino Melo, o secretário municipal de Educação, Valdemir Dias, o assessor do Gabinete da Secretaria de Educação, Gustavo Leão, entre outros membros do Governo Municipal.

Notícias Relacionadas

Educação
23/03
Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos
Educação
15/03
Novos membros do Conselho Municipal de Educação tomam posse
Educação
14/03
Governo recebe proposta de transformar Patrulhando a Cidadania em escola municipal
Educação
13/03
Governo municipal se reúne com a Coordenação do Projeto Patrulhando a Cidadania