Procon realiza Operação Dia dos Pais

No próximo domingo,  13, será celebrado o Dia dos Pais.  Para garantir os direitos dos consumidores nas compras dos presentes,  a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realiza a Operação Dia dos Pais.

Até essa sexta-feira,11, agentes do Procon visitam estabelecimentos comerciais localizados no Shopping Conquista Sul, centro da cidade e bairro Brasil. Durante a ação,  são observados aspectos como a disponibilidade de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em local visível e de fácil acesso; a especificação dos produtos ou serviços oferecidos;  as políticas de trocas;  as condições de pagamento, inclusive os descontos praticados, entre outros.  Em caso de descumprimento da legislação,  os lojistas são orientados e, se não se adequarem no prazo previsto,  serão  autuados.

Segundo o procurador,  Luiz Manzini, o Núcleo de Fiscalização e Assessoria Jurídica do Procon orienta os consumidores que,  no caso de compras para presente,  procure conhecer a política de troca da loja,  pois esta depende da deliberação do lojista.  “Outro alerta diz respeito à forma de pagamento, pois o Código de Defesa do Consumidor permite que o comerciante adote um preço para pagamento em dinheiro, outro para pagamento con cartão de débito e cartão de crédito”, esclareceu.

Os comerciantes e consumidores apoiam a iniciativa.  Funcionária pública,  Iraci Argolo acredita que toda fiscalização que busca o cumprimento da legislação em benefício do consumidor é positiva.  E a gerente de loja,  Gilda Rocha,  completou: ” esse trabalho é muito bom, pois as vezes cometemos algumas falhas por falta de orientação.  Além disso,  todos somos consumidores” , concluiu.

Notícias Relacionadas

Mobilidade Urbana
23/10
Prefeitura oferece curso de formação a agentes de transporte e de trânsito
Desenvolvimento Social
23/10
Bolsa Família Móvel cadastra estudantes da Uesb no próprio campus
Notícias
23/10
Agentes de Endemias são capacitados no combate as doenças causadas pelo Aedes aegypti
Desenvolvimento Social
23/10
Semdes promove II Oficina Formativa do Sistema Único da Assistência Social