A Vigilância Sanitária está recebendo por e-mail os processos de Alvará Sanitário inicial e de renovação das atividades econômicas de baixo, médio e alto risco. Essa nova medida foi estabelecida para evitar que os regulados (proprietários de estabelecimentos) se dirijam várias vezes até o serviço para realizar o processo neste momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, em que é necessário atender recomendações de distanciamento social.

Por isso, a solicitação e os documentos podem ser enviados para o e-mail vigilanciasanitaria@pmvc.ba.gov.br e, a depender do fluxo das demandas, o prazo para finalização do processo é de três a quatro dias úteis.

As novas medidas valem para atividades econômicas consideradas de baixo risco e endereço fiscal, a exemplo de lanchonetes, supermercados, açougues, padarias, restaurantes, bares, entre outros, além das atividades econômicas de médio e alto risco, como farmácias, laboratórios, indústrias de alimentos, clínicas odontológicas etc (RDC Nº 153 de 26/04/2017).

De acordo com Maico Mares, coordenador da Vigilância Sanitária do município, “o serviço está conciliando o tempo para trabalhar no controle da disseminação da Covid-19 em Conquista, fiscalizando para conter o risco sanitário e regulamentando as atividades comerciais que são da nossa competência. Entendemos que, nesse momento, não podemos deixar de assistir, fiscalizar e apontar soluções essenciais para não deixar a nossa população desprotegida e os serviços desassistidos”.

A Vigilância Sanitária está funcionando em horário reduzido: de 8h às 11h e das 14h às 17h. O serviço está atendendo para emissão de receitas amarelas e azuis para os médicos, esclarecimento de dúvidas, atendimento de serviços essenciais de saúde e denúncias de risco sanitário, bem como o descumprimento de medidas sanitárias da Covid-19.

A população pode realizar denúncias e obter mais informações pelo Whatsapp (77) 98809-2911, que funciona exclusivamente para mensagens.