Atividade reuniu alunos, pais e servidores da Creche Municipal Anna Geruza Bittencourt

No dia 12 de setembro, profissionais e estudantes que atuam na Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) estiveram no bairro Nova Cidade para dar início à primeira edição do projeto “Pró-Saúde: a Fundação cuida de você”. Neste sábado (20), eles retornaram à Creche Municipal Anna Geruza Bittencourt para realizar oficinas lúdicas e educativas com os alunos, pais e servidores da instituição que participaram da primeira etapa do projeto.

“No primeiro momento, fizemos toda parte de questionário, antropometria, exames bioquímicos e, hoje, viemos fazer uma devolutiva para a comunidade. Percebemos que muitos dos exames deram alterações porque faltavam alguns cuidados essenciais, como a higienização bucal, o cuidado com o uso das medicações, daí a realização das oficinas para esclarecer a respeito”, contou a técnica em Assuntos Culturais do Esaú, Daisy Andrade.

Oficinas lúdicas transmitiram conhecimentos de forma criativa

Divididos por idades, os participantes aprenderam a preparar comidas saudáveis, o que fazer para garantir a higiene bucal, a ter cuidado na ingestão de medicamentos e como combater o sedentarismo. Ainda durante a ação, foram disponibilizados teste de glicemia e aferição da pressão por profissionais da Farmácia Popular.

Dona Inês de Jesus, 52, não perdeu tempo e aproveitou para verificar como estava. A dona de casa disse estar satisfeita com a ação realizada pela FSVC na comunidade. “Eu achei ótimo. Mês passado, fiz o exame, hoje vim pegar o resultado. É fundamental esta ação para cuidarmos da nossa saúde”, assegurou.

Dona Inês e outros moradores aproveitaram para aferir a pressão

Atualmente, a equipe do Pró-Saúde é formada por pessoas dos cursos de odontologia, nutrição, enfermagem, fisioterapia, farmácia, biomedicina, educação física, engenharia da computação e do direito.

A dentista Larissa Guimarães comentou as contribuições que uma iniciativa como esta proporciona: “Dentro da faculdade, ficamos muito em sala de aula. Então, atividades como esta com a comunidade – tanto fazendo a coleta de dados, quanto a devolutiva – é fundamental para quem está na graduação, como para quem já formou, a fim de sabermos a realidade das comunidades e contribuir de forma efetiva”.

Felipe Bittencourt acompanhou as oficinas (foto: oficina de higiene bucal)

Opinião compartilhada pelo diretor geral da Fundação, Felipe Bittencourt, que acompanhou as oficinas. “Temos nosso atendimento no Esaú, no Lacem e no Banco de Leite, mas essa extensão é importantíssima. Esse projeto, que conta com parceiros – a exemplo da Secretaria Municipal de Educação – é uma contribuição a mais que a Fundação faz para a sociedade, servindo a quem mais precisa”, destacou.

A ação Pró-Saúde é um projeto do Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudo de Doenças Crônicas (NEPEdc) da FSVC, sob orientação do professor Stênio Duarte, em parceria com instituições de ensino da região e participação de estudantes e pesquisadores de diferentes áreas da saúde.

Na oportunidade, foi oferecido um café da manhã para a comunidade