Vitória da Conquista está em Estado de Atenção, de acordo com boletim divulgado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) nesta quarta-feira (22). A medida se deve à previsão de fortes chuvas, durante as próximas 24 horas, em toda a faixa centro-sul e litoral leste da Bahia.

Regiões da Bahia estão em Estado de Atenção e de Alerta. Fonte: Inema

De acordo com o boletim, as chuvas podem ocorrer de forma isolada, ou acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, principalmente na área litorânea. Nas áreas urbanas, há altos riscos de deslizamentos e alagamentos.

A Defesa Civil pede que a população verifique se seus imóveis apresentam alguma rachadura ou telhados frágeis, para, se necessário, executar ações preventivas. Além disso, é importante depositar o lixo apenas em locais adequados, pois o depósito irregular pode causar a obstrução dos canais de drenagem e bocas de lobo, impedindo a vazão das águas e ocasionando alagamentos.

A equipe da Defesa Civil está disponível 24 horas por dia para atender qualquer tipo de ocorrência da população. Para isso, basta ligar para o número 199.