Nesta semana, máquinas preparam estrada principal do distrito

A Prefeitura retomou nesta terça-feira (20) os trabalhos de recuperação de estradas na região de Bate-Pé. Depois de se concentrarem nos “ramais” que levam às localidades menores, as máquinas agora operam na estrada principal do distrito.

Iniciados em janeiro, os serviços têm o objetivo de revitalizar as estradas da região. Já haviam sido recuperados trechos como o de Quatis dos Fernandes ao Pradoso, e o que liga a Baixa do Arroz à Cachoeira das Araras, além de outras estradas na região da Gameleira.

Os trabalhos haviam sido temporariamente suspensos, devido às chuvas e ao feriado de Carnaval. Pelos mesmos motivos, a Prefeitura precisou interromper outra operação em estradas da região do Jeribá, ao sul da zona rural de Vitória da Conquista.

A via principal, onde agora se concentra a operação, estende-se por cerca de 20 quilômetros, entre os distritos de Pradoso e Bate-Pé. Costuma ter tráfego intenso, pois leva até a divisa entre Vitória da Conquista e aos municípios de Belo Campo, Caraíbas e Anagé.

“É uma via que tem importância intermunicipal. Por ser muito usada, também tem um desgaste maior, devido ao peso do tráfego. E, quando a gente faz a recuperação, atrai mais trânsito”, explica o secretário municipal de Agricultura, Paulo César Oliveira.

“O objetivo é que a gente atenda às necessidades de transporte. Falando-se de transporte, é preciso lembrar que a prioridade é a segurança e o conforto das pessoas”, complementa o secretário, registrando o fato de ser comum, na estrada, o trânsito de veículos pesados.

No total, somando-se a estrada principal de Bate-Pé, os “ramais” já recuperados e os que ainda receberão as máquinas, estima-se que, quando for concluída a operação, mais de 200 quilômetros de estradas rurais tenham sido revitalizados. A operação envolve mais de 10 servidores, que manejam equipamentos como motoniveladoras, trator-esteira, pá-carregadeira, caminhões basculantes e carro-pipa.